Justiça mantém prisão de médico suspeito de abusar de pacientes

A Justiça manteve a prisão preventiva do ginecologista e obstetra Nicodemos Júnior Estanislau Morais, de 41 anos, que está sob investigação por abuso sexual de pacientes durante consultas médicas. A decisão ocorreu durante audiência de custódia na tarde desta sexta-feira (08), em Abadiânia.

A partir do relato de quatro vítimas, o juízo criminal da comarca de Abadiânia emitiu um mandado de prisão preventiva durante a manhã. À tarde, então, durante uma nova audiência a decisão foi mantida. Agora, o médico será encaminhado para o Núcleo de Custódia, em Aparecida de Goiânia.

Na audiência de custódia, o promotor de Justiça Luciano Miranda Meireles opinou em favor da decretação da prisão preventiva e da manutenção da custódia. Além disso, ele destacou que há indícios quanto à materialidade e autoria dos crimes.

Para completar, o Ministério Público de Goiás (MPGO) frisou ser necessária a custódia do médico para manutenção da ordem pública e para a aplicação da lei penal.

Decisão

Em nota ao público o Juiz de Direito Marcos Boechat Lopes Filho, da Comarca de Abadiânia, informou que “o Ministério Público pediu a manutenção da prisão preventiva do investigado, ao tempo em que o advogado de Defesa pleiteou a revogação da medida cautelar extrema”. Além disso, o texto da decisão afirma a juntada de documentos deve ocorrer num prazo de 48h, mantendo-se a prisão preventiva.

Sobre o caso

O ginecologista e obstetra Nicodemos Júnior Estanislau Morais, de 41 anos, é investigado na Operação Sex Fraud por estupro de vulnerável, importunação sexual e violação sexual mediante fraude. Além do inquérito da Delegacia de Polícia (DP) de Abadiânia, ele responde pelo mesmo crime em Anápolis, onde foi detido pela manhã.

Nicodemos foi preso pela polícia, suspeito de abusar sexualmente de várias pacientes, no dia 29 de setembro. Ele foi abordado em um dos consultórios em que atendia em Anápolis. Após o médico ser preso, a Polícia Civil divulgou o nome e a imagem dele a fim de que mais vítimas o denunciasse. E então, no dia seguinte à divulgação, a corporação já havia recebido ligações de mais de 50 mulheres.

A delegada Isabella Joy, responsável pela investigação, disse que 53 mulheres formalizaram denúncias por meio de boletins de ocorrência.

“Temos diversos relatos de vítimas que ele tentou agarrar, beijar, fez que tocassem nos órgãos genitais dele. Vítimas que ele abusou durante o parto, que sofreram depressão pós-parto por causa dele”, descreveu a delegada.

Depois de 3 dias preso, na última segunda-feira (04), o médico conseguiu na Justiça o direito de responder ao processo em liberdade. Ele terá que usar tornozeleira eletrônica, mas não poderá exercer a profissão e nem sair de Anápolis.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos