Press "Enter" to skip to content

Kim Jong-Un pede a norte-coreanas que tenham mais filhos

Última atualização 06/12/2023 | 12:19

O líder norte-coreano Kim Jong-Un pediu para as mulheres do seu país que tenham mais filhos. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 4, pela agência de notícias estatal KCNA, após um discurso do líder no Encontro Nacional de Mães.

“Parar o declínio nas taxas de natalidade e proporcionar bons cuidados e educação às crianças são todos assuntos de família que devemos resolver juntamente com as nossas mães”, disse Kim.

A preocupação sobre novos nascimentos no país norte-coreano surgiu após pesquisas do Fundo de População das Nações Unidas revelarem que as taxas de natalidade na Coreia do Norte têm diminuído na última década, chegando ao número de 1,8 nascimentos por mulher em 2023. O número está abaixo da taxa de referência de reposição populacional de 2,1 dos países desenvolvidos.

Estudiosos acreditam que um dos motivos para a infertilidade da população está altamente ligada a crises alimentares sofridas nas últimas décadas devido a catástrofes naturais, como inundações que danificaram colheitas. O líder norte-coreano agradeceu às mães por fortalecer o poder nacional através do trabalho. “Eu também sempre penso nas mães quando tenho dificuldade em lidar com o partido e com o trabalho do Estado” disse Kim, segundo a NBC News.

Coréia do Sul também enfrenta crise

Assim como o país ao norte, a Coreia do Sul também tem enfrentado uma crise de natalidade nos últimos anos. O país registrou 0,78 nascimentos por mulher em 2022 e foi considerado um dos índices mais baixos do mundo.

Uma das justificativas para isso é as más condições de trabalho para jovens, além da falta de habitação acessível em grandes cidades e a longa jornada de trabalho que os sul-coreanos enfrentam. As mulheres também sofrem com grandes estigmas em ambientes de trabalho para conseguir criar os filhos.

No início deste ano, o presidente Yoon Suk Yeol classificou o problema de baixa natalidade como uma “agenda nacional crucial”.