Conhecido pela atuação no filme vencedor do Oscar “Parasita”, o ator sul-coreano Lee Sun-Kyun faleceu aos 48 anos de idade.
De acordo com a agência de notícias sul-coreana Yonhap, Lee foi encontrado dentro de um carro em um parque no centro de Seul, capital da Coreia do Sul, com um briquete de carvão que estava aceso ao seu lado.
Os serviços de emergência médica local também confirmaram a morte do ator logo após a notificação da polícia que informou ter o encontrado inconsciente.
Anteriormente ao fato, Sun-Kyun estava passando por um escândalo público sendo investigado pela polícia por suspeita de consumo de canábis e outras drogas psicotrópicas. Segundo meios de comunicação coreanos, a repercussão do caso manchou a imagem do ator que foi privado de trabalhos na televisão e contratos publicitários.
A mídia do país ainda acrescentou que Lee estava sendo procurado pela polícia depois da família dele ter entrado em contato afirmado que o ator havia saído de casa e deixado uma mensagem similar a uma nota de suicídio.
Carreira
Antes de alcançar a fama internacional com Parasita, Lee já havia atuado em séries populares como “Coffee Prince (2007)”, “Behind The White Tower”, “Pasta (2010)” e My Mister (2018)”.
Em Parasita, o ator deu vida a Park Dong-ik, chefe de uma família rica que é sabotada por funcionários da própria residência para se infiltrar no estilo de vida luxuoso dos patrões.
Pelo papel conquistou em 2021 um prêmio do Screen Actors Guild. Também foi nomeado entre os melhores atores na premiação internacional do Emmy pelo seu desempenho no thriller de ficção científica “Dr. Brain”.