Lei sancionada obriga instalação subterrânea de fios em novas construções no Rio

lei-sancionada-obriga-instalacao-subterranea-de-fios-em-novas-construcoes-no-rio

Lei que obriga instalação subterrânea de fios em novas construções é sancionada no Rio

Medida vale para fiações de energia e internet e já está em vigor.

1 de 1 Prédio no Rio de Janeiro — Foto: Pilar Olivares/Reuters

Prédio no Rio de Janeiro — Foto: Pilar Olivares/Reuters

O prefeito Eduardo Paes sancionou a Lei Complementar nº 283/2025, que torna obrigatória a instalação subterrânea de fios de energia elétrica e telecomunicações, como internet e telefonia, em novas construções na cidade do Rio. A medida foi publicada nesta terça-feira (15) no Diário Oficial.

A nova regra, aprovada pela Câmara Municipal, é de autoria dos vereadores Paulo Messina (PL), Carlo Caiado (PSD) e Salvino Oliveira (PSD), e altera o Código de Obras e Edificações Simplificado (COES).

A partir de agora, qualquer nova edificação — residencial, comercial ou institucional — deverá prever em seus projetos dutos nas calçadas para o enterramento da fiação.

> “Além de deixar o Rio mais bonito, o enterramento dos fios e cabos vai trazer mais estabilidade aos sistemas de luz e comunicação”, afirmou o presidente da Câmara, Carlo Caiado.

Já o vereador Paulo Messina destacou o caráter preventivo da proposta.

“Essa lei é extremamente importante para a cidade. Se chove um pouco mais forte e cai um galho de árvore, leva junto a fiação e a energia. Como a lei vale para as construções futuras, não vamos onerar o cidadão. A longo prazo, todos sairemos ganhando”, disse.

Pipas na rede elétrica deixaram 207 mil sem luz no RJ em 2024; saiba como evitar acidentes

Além de tornar as ruas mais seguras, a medida também contribui para a redução da poluição visual e para a valorização do espaço urbano. Em dias de chuva e ventania, a queda de árvores sobre a rede elétrica costuma deixar moradores sem luz e sem acesso a serviços essenciais.

A regulamentação técnica da nova lei ficará sob responsabilidade do órgão municipal encarregado do licenciamento de obras. A lei já está em vigor.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp