Área histórica da antiga Tecelagem Parahyba vai a leilão, com lances a partir de
R$ 195 milhões, em São José dos Campos
Um terreno com cerca de 521 mil metros quadrados que pertence hoje a empresários está sendo leiloado em São José dos Campos. O leilão seguirá aberto até o dia 17 de abril.
Parte da área da antiga Tecelagem Parahyba, em São José dos Campos, patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi colocada em leilão virtual com lances a partir de R$ 195 milhões.
O terreno encontra-se no bairro Santana, na região norte da cidade, ao lado do Parque da Cidade, e atualmente abriga campos de futebol utilizados por escolinhas e pelo futebol amador, além de uma área disponível para festas e eventos.
Segundo o advogado que representa os proprietários, o valor mínimo do leilão considerou a relevância histórica do local e o potencial da região para futuros eventos, como circos, parques de diversões e shows, com possibilidade de novos projetos, como uma casa de eventos ou restaurante.
A Tecelagem Parahyba foi estabelecida em 1925 e destacou-se no cenário da industrialização da cidade, com grande reconhecimento nacional. O prédio onde funcionava a indústria e a residência da família Olivo Gomes estão entre os bens tombados pelo Iphan. A empresa era conhecida por sua produção de cobertores e teve seu encerramento nas atividades no início dos anos 1990.
Dentro do terreno estão a fachada da antiga usina de leite da tecelagem e uma arquibancada do clube de esportes utilizado pelos funcionários, que por serem estruturas tombadas, devem ser preservadas pelo futuro proprietário, com autorização do Iphan para qualquer intervenção permitida.
Além das construções históricas, o terreno possui cerca de 82 mil metros quadrados de Área de Preservação Permanente (APP). O leilão seguirá aberto até o dia 17 de abril, e caso a área seja vendida, o novo proprietário terá a responsabilidade de comunicar o Iphan em até 30 dias após o registro em cartório.




