Press "Enter" to skip to content

Líder da terra indígena Jaraguá protesta contra Vale na COP 28: “é a nossa vida que vocês colocam em risco”

Última atualização 05/12/2023 | 08:44

Durante um painel nesta segunda-feira, 4, na 28ª Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU), Thiago Guarani, líder da terra indígena do Jaraguá Pygua protagonizou uma cena confrontando o posicionamento da Vale S.A. que estava presente no evento por sua representante Ludmila Nascimento. 

Ao ser anunciada como diretora de Energia e Descarbonização para participar de uma atividade sobre “Política Nacional de Transição Energética do Brasil sob diferentes perspectivas: setor público, privado e sociedade civil”, Thiago Guarani questionou a transição energética proposta pela mineradora multinacional. 

“Vocês falam de transição energética, vocês falam de preservação do Planeta, mas são vocês que colocam as vidas em extinção, são vocês que ameaçam nossos territórios e aí não dão nem a oportunidade de ouvir as pessoas que estão aqui. Vocês falam, falam, falam, mas na prática é a nossa vida que vocês colocam em risco todos os dias”, disse Thiago Guarani. 

Luciana Souza, representante do grupo Vozes Negras pelo Clima, endossou a fala de Thiago sobre a atuação do Poder Público e de multinacionais sobre medidas para lidar com as questões climáticas. 

“Eu sou do Espírito Santo, da calha do Rio Doce, são mais de um milhão de atingidos que até hoje a Vale não fez a indenização e, quando falamos de indenização, não estamos falando de dinheiro não. Nós estamos falando do nosso grande Boto que está morrendo, agonizando. Fala-se de transição energética, inclusive, essa transição é para quem? A que custo?”, questionou Luciana que é nativa da comunidade de pesca artesanal em Regência Augusta em Linhares, no Espírito Santo. 

COP 28 

A 28ª edição da Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU) começou no último dia 30 de novembro e acontecerá até o próximo dia 12 de dezembro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A expectativa do Painel Intergovernamental Sobre Mudanças Climáticas (IPCC) é de que mais ações concretas ocorram em relação ao que foi observado na última edição do evento, quando muitas ações propostas não saíram do papel. 

Além da diretora de Energia e Descarbonização, da Vale S.A., Luciana Souza, no momento também estava presente Thiago Barral, Secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do Ministério de Minas e Energia e representantes de outras ONG’s.