“Lua de sangue” encanta moradores do interior de Goiás

O eclipse lunar, fenômeno conhecido popularmente como “Lua de Sangue”, não pôde ser contemplado em Goiânia, mas encantou os moradores do interior do estado. O fenômeno ocorreu na madrugada desta segunda-feira (16). Na capital, o tempo nublado com chuvas fracas em áreas isoladas, impossibilitou a visualização. 

A última vez que foi possível ver um eclipse como esse foi no dia 21 de Janeiro de 2019. Após o evento desta madrugada, o próximo será em 1º de março de 2025.

O fenômeno ocorre quando a lua fica completamente na sombra da Terra e apresenta cor avermelhada porque a atmosfera de nosso planeta e age com um filtro para a luz do Sol. Segundo especialistas, não há risco para a saúde ocular nem necessidade de aparatos como óculos ou telescópios porque o evento poderá ser observado a olho nu.

Além do Brasil, o eclipse lunar foi visto em toda a América do Sul e Central e parte da América do Norte, da Europa e parte da África.

Veja imagens registradas em algumas cidades goianas.

Eclipse total com ‘Lua de Sangue’ visto por volta de 1h, em Quirinopolis (Foto: Arquivo Pessoal/Elieston Júnior)
Eclipse total com ‘Lua de Sangue’ visto na Chapada dos Veadeiros, por volta de 1h (Foto: Arquivo Pessoal/Pedro Cunha)

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem sob efeito de drogas mata jovem por engano em ataque de ciúmes na Bahia

O estudante de educação física Kauan Gomes, de 20 anos, morreu na última terça-feira, 17, após passar quatro dias internado em Feira de Santana, na Bahia. Ele foi atingido por um disparo na cabeça na sexta-feira, 13, enquanto estava em um carro com a mãe e uma amiga, a caminho da academia.

De acordo com a Polícia Civil, o tiro foi disparado por engano por um homem que estava em um veículo preto. O suspeito, sob efeito de álcool e drogas, perseguia um carro branco acreditando que sua companheira, com quem havia discutido, estivesse no veículo.

Segundo o delegado Gustavo Coutinho, da Delegacia de Homicídios, o crime foi motivado por ciúmes. Na noite anterior, o casal havia passado horas em um bar na Avenida Francisco Fraga Maia, em Feira de Santana. Na manhã seguinte, após uma discussão, a mulher deixou o local pegando carona em um carro branco. Convencido de que ela estava fugindo com outro homem, o suspeito iniciou a perseguição armado com um revólver.

Durante a ação, o homem disparou para o alto e, em seguida, contra o carro em que Kauan estava, atingindo-o fatalmente. Após cometer o crime, o suspeito e um cúmplice fugiram para a cidade de Pé de Serra e, mais tarde, retornaram a Feira de Santana. No retorno, ameaçaram e agrediram a mulher para que ela não denunciasse o ocorrido.

O motorista do carro preto já foi interrogado, mas o autor do disparo segue foragido. Segundo a delegada Lorena Almeida, titular da 2ª Delegacia Territorial, o homem tem um histórico de crimes, incluindo tráfico de drogas, roubo e violência doméstica. A polícia solicitou a prisão preventiva dos envolvidos e apreendeu o veículo utilizado no crime, assim como o revólver, que passará por perícia.

Equipes policiais seguem investigando o caso, analisando imagens de câmeras de segurança e colhendo depoimentos de testemunhas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp