Press "Enter" to skip to content

Lula é absolvido no caso do Triplex

Durante uma entrevista nesta sexta-feira (28) à Rádio Liberal FM, do Paraná, o ex-presidente Lula comentou sobre a decisão da 12ª Vara Federal de Brasília, que encerrou o caso do triplex do Guarujá contra ele.

Na entrevista Lula afirmou que o processo contra ele era uma “mentira” promovida por seus “algozes”, se referidno ao ex-juiz Sergio Moro (Podemos) e ao ex-procurador Deltan Dallagnol (Podemos).

“As mentiras que foram contadas contra mim, ontem a justiça matou definitivamente esse processo. Eu sempre acreditei que a verdade viria à tona”.

A juíza Pollyanna Alves, da 12ª Vara Federal Criminal de Brasília, arquivou o processo contra o ex-presidente em decisão tomada nesta quinta-feira (27). Na ação, o ex-presidente era acusado de lavagem de dinheiro e corrupção.

A juíza concordou com a manifestação do MPF (Ministério Público Federal), que havia solicitado a ordem do processo, em parecer assinado pela procuradora da República no Distrito Federal, Márcia Brandão Zollinger.

O MP alegou ao Superior Tribunal Federal decretou a nulidade de todos os atos decisórios do então juiz federal Sergio Moro. Em decisão de junho de 2021, o STF entendeu que Moro foi parcial em seu julgamento e, com isso, as provas colhidas no caso forma consideradas inválidas.

O argumento foi aceito pela juíza, que determinou o arquivamento do processo e a extinção da punibilidade pela prescrição do caso.

“Registro que uma vez anulados todos os atos praticados, tanto os da ação penal como da fase pré-processual, foram tornados sem efeito todos os marcos interruptivos da prescrição. Pelo exposto, acolho a promoção ministerial e determino o arquivamento dos autos”, escreveu a juíza.