Mais de 140 mil pessoas passam pelo 2º Mutirão de Goiânia 2023, na Região Leste

Prefeito Rogério comanda 2º Mutirão de 2023 com mais de 150 serviços à população da Região Leste

Mais de 140 mil pessoas passaram pelo 2º Mutirão de Goiânia 2023, realizado no Jardim Novo Mundo, Região Leste, no último final de semana, de acordo com estimativa da Guarda Civil Metropolitana (GCM), totalizando mais de 70 mil atendimentos. O público que compareceu à Praça George Washington, teve acesso a mais de 150 tipos de serviços, incluindo atendimentos médicos, sociais e jurídicos, atividades esportivas e show de Guilherme & Santiago, que celebrou o aniversário de 90 anos da Capital.

Durante a ampla frente de serviços, o prefeito Rogério, por meio de seu gabinete itinerante, atendeu a comunidade diretamente da estrutura instalada no bairro. “As pessoas são a prioridade da nossa gestão, prova disso é que levamos os serviços do município para próximo da comunidade”, afirma. “Quem compareceu ao Mutirão teve acesso a consultas médicas e outros tipos de atendimentos, como emissão de documentos e cadastro em programas sociais”, acrescentou o gestor.

Entre as ações realizadas no 2º Mutirão de Goiânia 2023, destaque para a realização de 1,2 mil consultas oftalmológicas, além de disponibilização de ultrassonografias, exames de prevenção ao câncer, ecocardiograma e eletrocardiograma. A Carreta do Risco Saúde, novidade nesta edição, realizou 98 atendimentos, identificando risco cardiovascular por meio de consulta médica, exame de colesterol, aferição de pressão arterial, glicemia, cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), com encaminhamento para acompanhamento em unidades da Atenção Básica.

No stand da secretarias municipais de Educação e de Economia Criativa, a população teve acesso a 7,7 mil mudas de hortaliças e ações educativas sobre a importância da alimentação saudável. Durante o evento, a Prefeitura de Goiânia distribuiu 800 cestas básicas às famílias e serviu mais de 2 mil refeições. Além disso, foram realizados 300 atendimentos jurídicos, incluindo 49 audiências de conciliação, e emitidos 370 documentos de identificação e 300 documentos estudantis.

Na área de habitação, o município concentrou esforços para registrar os lotes doados às famílias do Residencial Fonte das Águas, e realizou mil cadastros habitacionais. A Secretaria Extraordinária de Regularização Fundiária realizou 380 atendimentos. Já o Sine administrado pela gestão municipal emitiu 70 cartas de emprego. Na área de Meio Ambiente, foram plantadas 420 mudas de árvores no Parque Vale do Araguaia e doadas outras 2,6 mil mudas, realizadas cem atendimentos veterinários.

Cultura e Esporte

A programação do fim de semana do Mutirão contou com eventos culturais, incluindo show da dupla Guilherme & Santiago no palco montado próximo à Praça George Washington, com público de 10 mil pessoas. A dupla apresentou hits de quase 30 anos de carreira. “Democratizamos a programação cultural do aniversário da cidade e levamos um show com artistas de projeção nacional para a região”, destaca o prefeito Rogério.

Além disso, a região foi palco de inúmeras atividades esportivas, incluindo torneio de pênalti de golzinho, Jornada Cultural e Paradesportiva e a Corrida e Caminhada do Servidor, que contou com a participação de 1,2 mil pessoas e movimentou as principais ruas do bairro.

Infraestrutura e urbanização

Durante o Mutirão, a Prefeitura de Goiânia revitalizou 37 praças, substituiu 86 bancos e 72 lixeiras e realizou a manutenção de outros equipamentos públicos da Região Leste. Também foram construídos 1.6 mil m² de pistas de caminhada e instalados 358 m² de alambrados. O município revitalizou dois campos de futebol e construiu um campo de areia.

Para garantir mais qualidade de vida a quem mora na região, a administração modernizou 760 pontos de iluminação com LED, recuperou 125 bocas de lobo e 900 metros de meio-fio, realizou obras de drenagem na Avenida Acary Passos, construiu rampas acessíveis em faixas de pedestres da Praça George Washington, realizou a fresagem para recapeamento da Rua Ponta Grossa e utilizou mais de 169 mil toneladas de Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ) na recuperação asfáltica dos bairros da Região Leste.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp