Press "Enter" to skip to content

Mais de 140 mil pessoas passam pelo 2º Mutirão de Goiânia 2023, na Região Leste

Última atualização 30/10/2023 | 15:07

Mais de 140 mil pessoas passaram pelo 2º Mutirão de Goiânia 2023, realizado no Jardim Novo Mundo, Região Leste, no último final de semana, de acordo com estimativa da Guarda Civil Metropolitana (GCM), totalizando mais de 70 mil atendimentos. O público que compareceu à Praça George Washington, teve acesso a mais de 150 tipos de serviços, incluindo atendimentos médicos, sociais e jurídicos, atividades esportivas e show de Guilherme & Santiago, que celebrou o aniversário de 90 anos da Capital.

Durante a ampla frente de serviços, o prefeito Rogério, por meio de seu gabinete itinerante, atendeu a comunidade diretamente da estrutura instalada no bairro. “As pessoas são a prioridade da nossa gestão, prova disso é que levamos os serviços do município para próximo da comunidade”, afirma. “Quem compareceu ao Mutirão teve acesso a consultas médicas e outros tipos de atendimentos, como emissão de documentos e cadastro em programas sociais”, acrescentou o gestor.

Entre as ações realizadas no 2º Mutirão de Goiânia 2023, destaque para a realização de 1,2 mil consultas oftalmológicas, além de disponibilização de ultrassonografias, exames de prevenção ao câncer, ecocardiograma e eletrocardiograma. A Carreta do Risco Saúde, novidade nesta edição, realizou 98 atendimentos, identificando risco cardiovascular por meio de consulta médica, exame de colesterol, aferição de pressão arterial, glicemia, cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), com encaminhamento para acompanhamento em unidades da Atenção Básica.

No stand da secretarias municipais de Educação e de Economia Criativa, a população teve acesso a 7,7 mil mudas de hortaliças e ações educativas sobre a importância da alimentação saudável. Durante o evento, a Prefeitura de Goiânia distribuiu 800 cestas básicas às famílias e serviu mais de 2 mil refeições. Além disso, foram realizados 300 atendimentos jurídicos, incluindo 49 audiências de conciliação, e emitidos 370 documentos de identificação e 300 documentos estudantis.

Na área de habitação, o município concentrou esforços para registrar os lotes doados às famílias do Residencial Fonte das Águas, e realizou mil cadastros habitacionais. A Secretaria Extraordinária de Regularização Fundiária realizou 380 atendimentos. Já o Sine administrado pela gestão municipal emitiu 70 cartas de emprego. Na área de Meio Ambiente, foram plantadas 420 mudas de árvores no Parque Vale do Araguaia e doadas outras 2,6 mil mudas, realizadas cem atendimentos veterinários.

Cultura e Esporte

A programação do fim de semana do Mutirão contou com eventos culturais, incluindo show da dupla Guilherme & Santiago no palco montado próximo à Praça George Washington, com público de 10 mil pessoas. A dupla apresentou hits de quase 30 anos de carreira. “Democratizamos a programação cultural do aniversário da cidade e levamos um show com artistas de projeção nacional para a região”, destaca o prefeito Rogério.

Além disso, a região foi palco de inúmeras atividades esportivas, incluindo torneio de pênalti de golzinho, Jornada Cultural e Paradesportiva e a Corrida e Caminhada do Servidor, que contou com a participação de 1,2 mil pessoas e movimentou as principais ruas do bairro.

Infraestrutura e urbanização

Durante o Mutirão, a Prefeitura de Goiânia revitalizou 37 praças, substituiu 86 bancos e 72 lixeiras e realizou a manutenção de outros equipamentos públicos da Região Leste. Também foram construídos 1.6 mil m² de pistas de caminhada e instalados 358 m² de alambrados. O município revitalizou dois campos de futebol e construiu um campo de areia.

Para garantir mais qualidade de vida a quem mora na região, a administração modernizou 760 pontos de iluminação com LED, recuperou 125 bocas de lobo e 900 metros de meio-fio, realizou obras de drenagem na Avenida Acary Passos, construiu rampas acessíveis em faixas de pedestres da Praça George Washington, realizou a fresagem para recapeamento da Rua Ponta Grossa e utilizou mais de 169 mil toneladas de Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ) na recuperação asfáltica dos bairros da Região Leste.