Press "Enter" to skip to content

“Mamãe Falei” pode perder mandato após divulgar áudio machista sobre ucranianas

Última atualização 05/03/2022 | 14:48

O conteúdo machista de áudios enviados pelo deputado estadual Arthur do Val (Podemos), conhecido como “Mamãe Falei”, para membros do  Movimento Brasil Livre (MBL)  tem causado repercussão bastante negativa. Ele afirmou por meio de mensagem que as mulheres ucranianas “são fáceis porque são pobres”.

O político fez o comentário durante viagem ao país alvo da Rússia na guerra onde acompanhou a invasão militar e teria levado recursos para ajudar refugiados. O parlamentar desembarcou no Brasil neste sábado pela manhã e afirmou à imprensa ainda no aeroporto de São Paulo que errou. “Falei besteira. Falei. Sou homem pra assumir”, reconheceu.

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) anunciou que investigará o caso. O pedido veio da Central Ucraniana-Brasileira, que enviou um ofício ao presidente da Casa solicitando a cassação do deputado estadual. Uma representação contra Arthur foi aberta no Conselho de Ética da Alesp e a presidente do Podemos, Renata Abreu, lamentou a situação e afirmou que abrirá um processo disciplinar interno contra Arthur.

Em pouco mais de três minutos de áudio, ele diz que as mulheres locais são “deusas” e afirma que, diferente das paulistanas, elas são simpáticas quando recebem cantadas. A cortesia de uma recepcionista do hotel onde ele ficou, inclusive, foi considerada flerte por ele.

“Detalhe: elas olham. Elas olham e eu vou te dizer: são fáceis porque elas são pobres. Minha carta do Instagram, cheio de inscritos, funciona demais. Depois eu conto a história. Eu não peguei ninguém, mas colei em ‘duas minas’, porque a gente não tinha tempo, e é inacreditável a facilidade”, completou.

Escute o áudio completo abaixo:

 

Segundo o político, uma das explicações seria o fato de serem gold diggers, ou seja, interessadas em “dar o golpe do baú”. Arthur ainda afirma que seguirá o exemplo de um amigo que faz o chamado Tour de Blonde em que o homem viaja para se relacionar com mulheres loiras. “Assim que essa guerra passar eu vou voltar pra cá”, diz.

Arthur é membro do Podemos, partido do pré-candidato à Presidência da República Sergio Moro.