// Poder

José Nelto provoca Gustavo Mendanha: “Não discuto filiação de nenhum político ao Podemos por disse-me-disse”

Em
O presidente do Podemos afirma que não houve ainda nenhuma comunicação do partido nacional para filiação de Gustavo Mendanha

O caminho do prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (sem partido) para 2022 gera dúvidas, mas uma coisa é certa: ele será candidato, visto que já contratou uma nova equipe de segurança, segundo fontes. Mas para isso, ele precisa escolher seu destino partidário. Muito se ventila sobre uma filiação ao Podemos, apesar do grande esforço que a deputada federal, Magda Mofatto (PL), fez para que o aparecidense fosse candidato ao governo de Goiás pelo Partido Liberal.

Mas como nem tudo são rosas, não basta ter um apoio aqui e acolá. O martelo batido do apoio do recém filiado ao partido, Jair Bolsonaro (PL), ao Major Vitor Hugo (PSL), não abriu o espaço esperado. Vitor Hugo, que foi “mochilado” pelos votos do deputado federal Delegado Waldir (PSL) nas eleições de 2018, precisará se esforçar (bastante) para se destacar nessas eleições de 2022.

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

O convite do Podemos ao Mendanha não partiu do presidente estadual do partido em Goiás, o deputado federal José Nelto, que faz parte da base caiadista. Questionado pelo Diário do Estado se ele pode deixar a legenda e, consequentemente a presidência do partido caso haja uma filiação do aparecidense, Nelto afirma que “Tudo depende das circunstâncias. Não há como falar de filiação de Medanha neste momento, sendo que são apenas especulações. Em nenhum momento tratei a respeito da filiação do prefeito Gustavo Mendanha ao partido”, diz.

Ele ainda acrescenta “Eu não discuto filiação de nenhum político ao Podemos por ouvir dizer, por ouvir falar, por indagações, disse-me-disse. Apenas discuto qualquer filiação quando for procurado pela nacional do partido e ninguém da presidência tratou desse assunto comigo no estado de Goiás”, afirma. A fala do deputado derruba a tese de que a presidente nacional do partido, Renata Abreu, houvesse dado garantia de que bancaria Mendanha para o governo – ao menos até o momento.

Mendanha pode fazer palanque para Moro

Sobre a vinda ao estado de Goiás do candidato a presidência pelo Podemos, o ex-ministro e ex-juiz, Sergio Moro, José Nelto afirma que está previsto para fevereiro ou início de março.

Espera-se que até lá haja uma definição por parte de Gustavo Mendanha em relação a escolha partidária e, por mais que o prefeito de Aparecida não queira declarar apoio a nenhum candidato a presidência da República, caso escolha o Podemos, terá que subir no mesmo palanque que Moro, o que pode desagradar parte do seu eleitorado bolsonarista, principalmente os que estão no meio evangélico.

Fim das rubricas fantasmas

Depois da polêmica das rubricas fantasmas da Câmara Municipal de Goiânia em relação ao projeto que aumenta o número de vereadores de 35 para 39 parlamentares, a Diretoria de Tecnologia da Informação da Casa iniciou o treinamento dos servidores para começar no dia 1º de fevereiro um novo sistema, dessa forma, todos os processos serão eletrônicos e a autoria dos documentos será facilitada.

Ministro da Saúde manda recado para Caiado

O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, mandou um recado para o governador Ronaldo Caiado (PL) no Twitter depois que a Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) informou que as doses pediátricas da vacina contra a Covid-19 chegariam ao estado com atraso.Ele alfinetou a SES “Aproveito e reforço a importância da SES de Goiás em reforçar a aplicação de segunda dose e dose de reforço em sua população. O Estado está na parte de baixo da tabela de vacinação, com apenas 82% da população acima de 18 anos totalmente vacinada”, escreveu.

Queiroga diz ainda que o governo federal fez uma operação logística “histórica” pois reduziu de cinco para 36 horas o envio das doses aos estados. Ademais, ele finaliza dizendo que Goiás ainda só poderá vacinar as crianças depois que houver a liberação do INCQS, órgão que controla a qualidade do imunizante. A previsão é de que as vacinas comecem a serem aplicadas na segunda-feira (17).

E por falar em vacina

O estado de São Paulo saiu na frente mais uma vez em relação a vacina contra a Covid-19. Dessa vez, SP antecipou a vacinação nas crianças. Uma indígena de 8 anos é a primeira criança vacinada contra a Covid-19 no Brasil. Davi Seremramiwe Xavante foi vacinado em um evento simbólico nesta sexta-feira (14). Nos postos de saúde do estado a vacinação começa apenas na segunda-feira (17) para crianças com comorbidades, indígenas e quilombolas.

Sem medidas restritivas em Goiás

O governador Ronaldo Caiado (DEM) descartou a possibilidade de um novo decreto de medidas restritivas em Goiás para tentar frear o crescente número de contaminados pela Covid-19. O argumento do governador é de que o estado irá continuar estimulando a vacinação.

Goiânia deve seguir o mesmo rumo

Em nota, a Prefeitura de Goiânia afirmou que hoje o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) se reunião com representantes do segmento de eventos para apresentar ao setor um panorama da saúde do município, visto o crescente número de contaminados nos últimos dias e a ocupação dos leitos de UTI. Cruz pediu que os produtores pudessem apresentar dados sobre a agenda cultural e sugestões de medidas preventivas para que os eventos possam continuar sendo realizados.

Na segunda-feira (17) ocorrerá uma nova reunião e a previsão é de que as medidas sejam anunciadas até a próxima quarta-feira (19).

Saudades?

Depois da notícia de que as estradas de Goiás serão reformadas oela Goinfra, pois já até houve licitação por parte do governador Ronaldo Caiado (DEM), o ex-governador de Goiás, Marconi Perillo, tem feito postagens de recordações do seu tempo de mandato ” #TBT de hoje é a inauguração da reconstrução da GO-164, trecho GO-070 a Sanclerlândia. Ao longo de seis anos reconstruímos 6 mil quilômetros de rodovias estaduais. Transformamos nossa malha rodoviária em uma das melhores do país, com obras de qualidade que estão se deteriorando pela falta de manutenção por parte do atual governo”. Ao final, ele acusa Caiado “Bons tempos esses em que víamos a pujança de Goiás com obras por todo lado. Tempos em que o governador não precisava forjar vídeos ou veicular propagandas mentirosas na mídia”. Será que bateu saudades do governo de Goiás e pode-se esperar uma candidatura ao governo? Tudo é possível.

Toque de recolher

O prefeito da Cidade de Goiás, Aderson Gouvea (PT) decretou toque de recolher na cidade depois da confirmação de 400 novos casos de Covid-19 em uma semana. Dessa forma, está proibido a circulação de pessoas entre 1h e 6h

Prefeito Rogério Cruz testa negativo para Covid-19

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) retornou ao trabalho de forma presencial na manhã de hoje (14). No último dia 4, ele foi diagnosticado com a doença pela segunda vez. No Twitter “Pessoal, já estou de volta ao gabinete depois de tratada a infecção pela variante Ômicron da Covid-19. Pela manhã, já reuni com o secretário Durval Pedroso para discutirmos ações relacionadas a saúde pública da Capital”.

Nova reitoria

O Ministério da Educação (MEC) encaminhou à Universidade Federal de Goiás o termo que dá posse à reitora da terceira colocação da lista tríplice nomeada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), Angelita Pereira de Lima. Uma solenidade será realizada posteriormente, visto que a professora Angelita testou positivo para a Covid-19.