Press "Enter" to skip to content

Março em Goiás será quente e com chuvas irregulares

Última atualização 03/03/2024 | 11:23

O mês de março será mais quente do que fevereiro em Goiás. Segundo previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros podem chegar a 35ºC, temperatura acima da média estadual, que é de 31ºC.

Em relação a chuva, a Inmet informou que as pancadas devem retornar de maneira irregular na segunda quinzena de março. “A região central, considerando Goiânia, deve ter chuvas um pouco acima da média. Já na região norte, onde estão as cidades de Porangatu, São Miguel do Araguaia, as chuvas serão abaixo da média, por exemplo”, explica Elizabeth Alves de Ferreira, chefe do instituto em Goiás.

No entanto, mesmo quando a chuva cair, o calor não deve dar tréguas. A previsão é que o tempo fique abafado, pela grande quantidade de umidade e nebulosidade, ficando na casa dos 31ºC e 32ºC.

Calor em todo o Brasil

No país, o calor deve continuar acima da média durante todo o mês com máximas acima de 25ºC. Porém, municípios de Roraima, Pernambuco, Bahia, Mato Grosso do Sul e São Paulo deve permanecer com temperaturas acima dos 29ºC.

Há ainda previsão de no máximo quatro frentes frias, durante o mês, que não devem provocar queda nas temperaturas. O ar frio, de origem polar, tem previsão de passar pela costa sul e sudeste no Brasil – não avançando para o interior do Brasil.

As chuvas de março, conhecidas por suas enormes precipitações frequentes e volumosas, também devem diminuir durante todo o mês nas regiões afetadas pelo El Niño, que deve perdurar no país pelos próximos meses.

O sudeste e o centro-oeste devem ter temporais, típicos de calor, com médias naturalmente menores do que em janeiro ou fevereiro.