Press "Enter" to skip to content

Ministério determina retirada de 12 lotes de azeite; veja lista

Última atualização 22/12/2023 | 10:39

12 lotes de azeites de oliva impróprios para o consumo deverão ser recolhidos das prateleiras de supermercados, centro de distribuição ou em estabelecimento envasilhador. A determinação é do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Ao todo, são dez marcas de oito empresas responsáveis, e que representam 82 mil litros do produto apreendido e retirados dos mercados.

Confira lista na tabela abaixo:

A medida, anunciada nesta semana, foi tomada após análises laboratoriais oficiais confirmarem que os produtos não correspondem aos padrões de identidade e qualidade estabelecido no Regulamento Técnico do Azeite de Oliva.

Além dos 12 lotes anunciados, há também outros produtos que foram cautelarmente apreendidos devido a indícios de irregularidades. Esses produtos ainda aguardam parecer laboratorial final.

“Apesar de ainda encontrarmos algumas irregularidades, a grande maioria dos produtos analisados estão dentro da conformidade. Isso reforça que o trabalho que o Mapa vem realizando com as constantes operações têm contribuído para que a cada ano diminua as irregularidades, coibindo quem insiste em fraudar o produto”, destaca o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, Hugo Caruso.

Recomendações

Aos que tiverem esses itens em casa, a recomendação é para que sejam devolvidos nos pontos de venda em que foram adquiridos.  O Mapa faz o alerta de risco aos consumidores e reforça a importância de verificarem sempre a lista disponível no site do Ministério, evitando o consumo dos produtos relacionados.

O azeite é o segundo produto alimentar mais fraudado do mundo, atrás apenas do pescado. Para evitar ser enganado, alguns cuidados devem ser tomados na hora de escolher os produtos:

– desconfie de preços muito abaixo da média do mercado;

– confira sempre a lista de produtos irregulares já apreendidos em ações do Mapa;

– não compre azeite a granel;

– é importante estar atento à data de validade e aos ingredientes contidos; e

– opte por produtos com a data de envase mais recente.