Miss IA: primeiro concurso de beleza para criações por inteligência artificial, vencedora vai ganhar US$ 5 mil

O primeiro concurso de beleza do mundo para criações por inteligência artificial (IA) foi anunciado. Os critérios a serem julgados para coroar as figuras femininas criadas tecnologicamente serão beleza, tecnologia e influência social.

O concurso faz parte de um novo programa de premiação global para a economia criadora de IA, denominado Fanvue World AI Creator Awards (WAICAs). A ideia do evento foi criada pela Fanvue, plataforma de criação de conteúdo, após um enorme crescimento no número de criadores gerados por IA ingressando nela desde o fim de 2023.

O “Miss AI” está sendo considerado “um salto monumental à frente”, com o seu lançamento quase 200 anos após o primeiro concurso de beleza da vida real.

A plataforma Fanvue, espera receber milhares de inscritos na competição, serão escolhidas apenas 10 modelos. Depois, as três finalistas serão anunciadas em uma cerimônia de premiação online em maio.

“É realmente emocionante estar envolvido em um prêmio que parece tão futurista. Curiosamente, existem muitos paralelos entre os concorrentes da vida real e os criadores de IA, e como eles se envolvem com seu público”, disse a historiadora Sally-Ann Fawcett, ao jornal britânico Daily Mail.

Para participar, as participantes devem ser da geração original de IA e enviar apenas imagens. Suas criações serão julgadas com base em alguns dos aspectos clássicos de beleza, como nos concursos tradicionais de Miss.

No critério de beleza, as competidoras serão julgadas por alguns dos aspectos clássicos, incluindo respostas únicas a uma série de perguntas como “se você pudesse ter um sonho de tornar o mundo um lugar melhor, qual seria?”.

Em tecnologia, os modelos ganharão pontos pela habilidade e implementação de ferramentas de IA usadas para criar obras-primas digitais, o que inclui o uso de prompts e detalhes visuais em torno de mãos, olhos e planos de fundo.

A influência social também será avaliada, as concorrentes serão julgadas com base em seus números de envolvimento com os fãs, na taxa de crescimento do público e na utilização de outras plataformas, como o Instagram.

O júri será formado por duas influenciadoras geradas por IA e que fazem sucesso nas redes sociais: Aitana Lopez e Emily Pellegrini. Além delas, o consultor André Bloch e a historiadora Sally-Ann Fawcett serão os jurados do concurso de beleza pioneiro.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp