Representante oficial da Mitsubishi Motors no Brasil, HPE Automotores anunciou um novo aporte de empara sua fábrica localizada em Catalão, Goiás. A unidade vai receber um investimento de R$ 4 bilhões até 2032. Com isso, o total injetado na indústria automotiva brasileira já soma R$ 72 bilhões apenas neste ano.
De acordo com comunicado oficial da empresa, os recursos serão destinados à modernização da unidade fabril para a produção de novos produtos e tecnologias. Entre as novidades esperadas estão a próxima geração da picape L200 e o SUV XForce, que já foram flagrados em testes.
“O aporte também será voltado para o desenvolvimento de novas tecnologias híbridas e flexíveis”, destacou a HPE em nota oficial.
Além dos avanços tecnológicos, os investimentos também visam beneficiar a força de trabalho na região de Catalão. Mauro Luis Correia, CEO da HPE, enfatizou: “Por meio desses investimentos, teremos profissionais cada vez mais capacitados e preparados para crescer em suas carreiras dentro desse segmento”.
Mitsubishi XForce
Apresentado pela primeira vez em agosto do ano passado na Indonésia, o Mitsubishi XForce continua em fase de testes na Ásia e está cada vez mais próximo de chegar ao Brasil no próximo ano. A HPE, representante brasileira da marca, já tem dois lançamentos programados para este ano no país: a nova geração da picape L200 e o Outlander híbrido, deixando o SUV médio para 2025.
O XForce segue em testes na Malásia, onde está programado para substituir o ASX. No Brasil, o caminho deverá ser semelhante, ocupando o lugar do Outlander Sport, que foi descontinuado sem um substituto direto.
Com 4,39 metros de comprimento, 1,81 metros de largura, 1,66 metros de altura e 2,65 metros de distância entre eixos, o Mitsubishi XForce é destacado pelos seus 22,2 cm de altura em relação ao solo.
Seu motor é um 1.5 a gasolina, gerando 105 cv de potência e torque de 14,37 kgfm. Embora essa potência possa parecer modesta para o mercado brasileiro, que tem à disposição o 1.5 turbo do Eclipse Cross com 165 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, o XForce promete um desempenho adequado. Em ambos os casos, o câmbio é automático CVT, com a opção de tração dianteira para o mercado asiático.