Jornal Diário do Estado

Moda Identidade Goiás selecionará 15 croquis para desfile em Goiânia

Projeto ocorre em abril e terá convidados renomados, como Ronaldo Fraga e Adrián Ilave

A 1ª edição do MIG surge para resgatar a identidade local, em um mundo inundado por tendências homogeneizadas. O evento tem o apoio da Lei Goyazes e acontecerá do dia 11 ao dia 14 de abril, no shopping Cidade Jardim. Grandes nomes da moda vão estar presentes, como o estilista brasileiro, Ronaldo Fraga, considerado o designer consciente da São Paulo Fashion Week e o peruano, Adrián Ilave, que trabalha o conceito de “Arqueomoda”, onde explora estilos de vida ancestrais para a desconstrução de narrativas coloniais.

O MIG espera contribuir para reflexões sobre a identidade goiana. Por isso, convoca todas as pessoas a se inscreverem no concurso “Qual é a sua identidade?” As inscrições de croquis seguem até 29 de fevereiro.

As propostas validadas serão votadas pelo público de forma online e 15 participantes receberão um auxílio de R$3.500,00, para levarem sua ideia completa e original para a passarela. Na oportunidade, o público votará na melhor e o vencedor receberá um prêmio de incentivo no valor de R$ 3.000,00.

De acordo com a idealizadora do festival, Bárbara Félix, o MIG não é exclusivo para os especialistas da moda. “Convidamos todos os interessados, sejam arquitetos, artesãos, gastrônomos, povos originários, artistas visuais, a se juntarem a nós nesta jornada de descoberta e inovação. Este é um evento interdisciplinar que abraça todas as identidades, que tece os fios da tradição com as tendências do futuro”, explica.

O MIG conta com a participação de todos os visionários e rebeldes criativos, que queiram ressignificar a goianidade. Nossos tesouros culturais estão sendo resgatados, redefinidos e celebrados.

Da pamonha ao alfenim, do rock à catira, festas tradicionais, artistas plásticos e artesanato goianos em uma busca por nossas raízes mais profundas, inspirando uma nova geração de artistas a criarem com autenticidade e respeito pela nossa história e com tudo o que ela inclui.