Depois de uma reportagem feita ontem (29) pelo Diário do Estado sobre a falta de agua em Senador Canedo, o portal recebeu mais denúncias e reclamações sobre a situação na cidade. Entretanto, mais moradores reclamaram da falta de agua que virou rotina e relatou ouro problema, que depois do retorno da agua, muito das vezes ela vem suja, impossível para o uso.
Em vídeo enviado por moradores para o DE, é visto a agua marrom saindo da torneira aparentemente impossível para uso. A situação foi ainda pior para Dalila Araújo Chagas, que é atendente e teve que ir para a casa do pai, que fica em Caldazinha, para fazer o uso da agua.
“Na sexta-feira quando cheguei do trabalho, minha mãe informou que não tinha agua. Tenho 3 filhos, a situação fica mais complicada, e sem agua é impossível dar banho neles e fazer comida para dar para eles. Logo fui para a casa do meu pai que fica em Caldazinha, lá consegui dar banho neles, fazer comida e lavar minhas roupas. Só voltei no domingo à noite”, relata Dalila.
Dalila mora no Jardim Nova Goiânia, em Senador Canedo há 8 anos, e segundo ela, sempre enfrentou este problema de saneamento.
“Estamos enfrentando este problema há anos. Nenhuma das últimas gestões conseguiram resolver o problema do saneamento básico, que é essencial para o nosso dia a dia. Toda vez que entramos em contato com a Sanesc, eles sempre informam que a agua vai voltar à noite, realmente volta, só que muito suja, sendo impossível fazer o uso”, comenta a moradora.
Nota Prefeitura de Senador Canedo
A Sanesc – Agência de Saneamento de Senador Canedo – comunica que, afim de solucionar os recorrentes problemas de falta de água que o município enfrenta há anos, precisará suspender o abastecimento nesta terça-feira, 30 de novembro, das 08h às 18h, para finalizar uma das últimas etapas do Plano Emergencial. A parada será necessária para a conclusão das instalações das novas bombas nas Estações de Tratamento de Água (ETA’s) do Ribeirão Sozinha e do Bonsucesso, além de terminar a ligação dos 5 mil metros de adutoras instaladas recentemente.
O Plano Emergencial é a solução que Senador Canedo tanto espera para colocar um fim no histórico problema de falta de água, mas não é possível concluir essa etapa sem desligar temporariamente o sistema. Pedimos a compreensão de todos para que economizem água para superarmos juntos esse período de obras.
A Sanesc reafirma o compromisso para com a população canedense e fará os investimentos necessários para sanar de uma vez por todas esse problema