Press "Enter" to skip to content

Morre aos 94 anos a atriz Lolita Rodrigues; relembre momentos icônicos

Última atualização 05/11/2023 | 13:01

Uma das pioneiras da televisão brasileira, Lolita Rodrigues morreu na madrugada deste domingo, 5, aos 94 anos na cidade de João Pessoa, Paraíba. A informação sobre o falecimento foi confirmada pela Rede Globo, emissora na qual a atriz trabalhou por muitos anos, com colaborações intermitentes até 2009.

Sua última participação em novelas ocorreu em “Viver a Vida”, na qual interpretou o papel de Noêmia. A atriz, cantora e apresentadora estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves e residia com sua filha desde 2015.

De acordo com a filha da artista, Silvia Rodrigues, o velório será restrito à família.

Trajetória de Lolita

Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite, mais conhecida como Lolita Rodrigues, nasceu em Santos, litoral de São Paulo, em março de 1929. Ela deixou uma marca registrada na história da televisão brasileira ao cantar o hino da TV Tupi na sua estreia em 1950.

Descendente de espanhóis, sua carreira como atriz ficou notabilizada por personagens que falavam com sotaque, destacando-se em produções como “Sassaricando” (1987), “Terra Nostra” (1999) e, em sua última aparição na TV, quando desempenhou o papel de Noêmia, avó de Luciana (Alinne Moraes), na novela “Viver a Vida” (2009).

Atravessando gerações, Lolita Rodrigues se tornou uma figura icônica da televisão brasileira e alcançou grande notoriedade ao ser entrevistada por Jô Soares ao lado de outras grandes personalidades da TV, como Nair Belo e Hebe Camargo.

Assista ao vídeo: 

Nos últimos anos, Lolita optou por se manter longe dos holofotes e fez raras aparições públicas. Uma delas ocorreu em 2013, quando compareceu ao lançamento de “Flor do Caribe”. Em 2015, ela tomou a decisão de se mudar para a Paraíba, buscando estar mais próxima de sua única filha, Silvia Rodrigues.

A derradeira aparição pública da atriz ocorreu em dezembro de 2017, quando prestigiou o espetáculo “Hebe – O Musical”, em São Paulo.