Morte do ”Hipster da Federal” reacende debate sobre posse de armas

A morte do policial federal Lucas Soares Dantas Valença, de 36 anos, tem repercutido fortemente nas redes sociais. A tragédia reacendeu um debate antigo e polêmico na sociedade goiana: o porte de armas de fogo.

Esse é um dos assuntos mais elencados nas redes sociais. Vale lembrar que, de acordo com a família do agente, conhecido como ‘’Hipster da Federal’’, Lucas fazia tratamento contra a depressão e estava em Goiás para comemorar o aniversário do irmão. Ele foi morto após ter um surto psicótico e invadir uma fazenda em Buritinópolis, no nordeste do Estado, na madrugada da última quarta-feira (2).

À polícia, o morador contou que atirou no policial devido ao medo e a escuridão. Ele alega que atingiu Lucas como legítima defesa.

Arma do crime./ Foto divulgação PC

“Como as circunstâncias do fato indicam que o autor agiu em legítima defesa, estava dentro da sua casa e defendendo a família, optamos por continuar as investigações somente por meio de inquérito”, esclareceu o delegado.

Internautas comentam sobre armamento

Nas redes sociais, internautas tem comentado sobre o livre armamento como no caso do atirador. De acordo com o delegado, o morador foi preso por posse irregular de armas de fogo, mas pagou fiança e aguarda a investigação em liberdade.

O número de armas de fogo registradas no Brasil atingiu 65% nos últimos anos, o que significa que existem 1,1 milhão de unidades legais nas mãos dos cidadãos. A lei estabelece critérios param o registro de uma arma de fogo, como ter mais de 25 anos, não ter antecedentes criminais, apresentar atestado psicológico e comprovar aptidão técnica e necessidade de uso.

No caso do autor, ele portava arma sem nenhum documento que pudesse comprovar o registro da arma, o que causou nos internautas uma questão sobre a liberação, principalmente para pessoas da zona rural.

Confira a opinião dos internautas:

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos