Motociata de Bolsonaro em Orlando desperta preocupação sobre segurança

A viagem de Jair Bolsonaro (PL) aos Estados Unidos, para a IX Cúpula das Américas, vai se estender um pouco mais do que o previsto inicialmente. É que o presidente da República decidiu promover uma motociata, em Orlando, no estado da Flórida, assim como faz repetidamente no Brasil. As informações são do jornal O Globo.

O evento está marcado para acontecer na manhã deste sábado, 11. No ano passado, apoiadores de Bolsonaro chegaram a realizar o ato em Miami, mas, essa será a primeira vez em que o presidente participa de uma moticiata fora do Brasil.

Com isso, a segurança do local e os cuidados têm preocupado o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, conhecido como Itamaraty.

“Não se espera que um chefe de estado de outro país organize uma coisa dessas em uma visita ao seu território”, disse um diplomata ao jornal. Ele também conta que está preocupado com um possível mal estar entre o governo brasileiro e americano.

Além disso, o Itamaraty está pensando nas dificuldades para realizar a segurança do presidente e de seus auxiliares, com problemas tanto para a diplomacia brasileira quanto para os agentes americanos.

Após o ato, Bolsonaro focará nas campanhas que buscam sua reeleição. Ele deve participa de motociatas programadas como em Juiz de Fora (MG) e Palmas (TO).

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Lula impõe veto ao indulto de Natal para condenados do 8 de janeiro

Lula Impõe Veto ao Indulto de Natal para Condenados do 8 de Janeiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou o indulto de Natal para os condenados pelos atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro de 2023, marcando o segundo ano consecutivo em que o benefício é negado aos envolvidos na tentativa de golpe de Estado. O anúncio foi feito na noite de 23 de dezembro, um dia antes da véspera de Natal, destacando a firmeza do governo em lidar com esses crimes.

Além disso, o indulto não será concedido a condenados por abuso de autoridade e crimes contra a administração pública, como peculato e corrupção passiva. O decreto também exclui aqueles condenados por crimes hediondos, tortura e violência contra a mulher, crianças e adolescentes. Integrantes de organizações criminosas, condenados em regimes disciplinares diferenciados e aqueles que fizeram acordos de colaboração premiada também estão fora do benefício.

Por outro lado, o indulto será concedido a gestantes com gravidez de alto risco, comprovada por laudo médico. Mães e avós condenadas por crimes sem grave ameaça ou violência também terão direito ao benefício, desde que comprovem ser essenciais para o cuidado de crianças até 12 anos com deficiência.

Saúde e condições especiais

O decreto prevê o perdão da pena para pessoas infectadas com HIV em estágio terminal, ou aquelas com doenças graves crônicas sem possibilidade de atendimento na unidade prisional. Pessoas paraplégicas, tetraplégicas, cegas e portadoras do espectro autista em grau severo também serão beneficiadas.

Este decreto reforça a posição do governo em relação aos atos antidemocráticos e crimes graves, enquanto oferece alívio a grupos vulneráveis. As pessoas contempladas pelo benefício terão, na prática, o perdão da pena e o direito à liberdade.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp