A viagem de Jair Bolsonaro (PL) aos Estados Unidos, para a IX Cúpula das Américas, vai se estender um pouco mais do que o previsto inicialmente. É que o presidente da República decidiu promover uma motociata, em Orlando, no estado da Flórida, assim como faz repetidamente no Brasil. As informações são do jornal O Globo.
O evento está marcado para acontecer na manhã deste sábado, 11. No ano passado, apoiadores de Bolsonaro chegaram a realizar o ato em Miami, mas, essa será a primeira vez em que o presidente participa de uma moticiata fora do Brasil.
Com isso, a segurança do local e os cuidados têm preocupado o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, conhecido como Itamaraty.
“Não se espera que um chefe de estado de outro país organize uma coisa dessas em uma visita ao seu território”, disse um diplomata ao jornal. Ele também conta que está preocupado com um possível mal estar entre o governo brasileiro e americano.
Além disso, o Itamaraty está pensando nas dificuldades para realizar a segurança do presidente e de seus auxiliares, com problemas tanto para a diplomacia brasileira quanto para os agentes americanos.
Após o ato, Bolsonaro focará nas campanhas que buscam sua reeleição. Ele deve participa de motociatas programadas como em Juiz de Fora (MG) e Palmas (TO).