Um motorista de 27 anos foi preso no último sábado, 17, em Anápolis, após tentar fugir de uma abordagem policial durante a Operação Direção Consciente, coordenada pela Delegacia de Investigação de Crimes de Trânsito (DICT). O condutor, embriagado, atropelou um policial civil enquanto tentava escapar.
A situação começou quando o motorista, que estava em uma boate com a namorada, foi parado em uma blitz. Inicialmente, ele parecia colaborar, parando o veículo diante da barreira. No entanto, ao ser solicitado que saísse do carro, o homem acelerou em direção ao grupo de policiais, atropelando um deles. O agente foi empurrado ao chão, mas não sofreu ferimentos graves.
Imediatamente após o atropelamento, os policiais iniciaram uma perseguição que durou cerca de 10 a 15 minutos, passando pelos bairros Jundiaí, Vila Santa Maria de Nazareth e São Carlos, até chegar à Avenida Brasil. Durante a fuga, o motorista dirigiu em alta velocidade, inclusive passando sobre lombadas, fazendo com que o veículo ficasse brevemente suspenso no ar.
A perseguição terminou quando o condutor colidiu com uma viatura policial e a mureta que separa as pistas da avenida. O impacto fez o carro rodar na pista e estourou um dos pneus, forçando-o a parar. Após a captura, o motorista realizou o teste do bafômetro, que apontou 0,66 mg/L de álcool no sangue, quase o dobro do limite permitido por lei.
O homem foi autuado em flagrante por embriaguez ao volante, direção perigosa, dano ao patrimônio público e tentativa de homicídio contra o policial atropelado. Ele foi levado à cadeia pública de Anápolis, onde permanece à disposição da Justiça. Nos casos de embriaguez, não há direito à fiança.
Durante a operação realizada no fim de semana, além desse caso, outras 12 pessoas foram presas por dirigir sob o efeito de álcool, e 35 motoristas foram autuados.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)