Press "Enter" to skip to content

MPF recebeu 190 denúncias de fraude eleitoral no último mês

A Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos recebeu, no último mês, 190 denúncias de conteúdos com indícios de fraude eleitoral publicados na internet. O levantamento se refere ao período de 18 de outubro, quando a plataforma entrou no ar, até a última sexta-feira, 13.

Os problemas relatados na plataforma, lançada pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela SaferNet Brasil, dizem respeito a 96 casos diferentes, com possíveis indícios de fraudes eleitorais. Os outros 94 registros foram duplicados, relativos a esses mesmos casos.

As principais situações noticiadas pelos cidadãos se referem a empresas que vendem serviço de disparo em massa pelo WhatsApp, pesquisas eleitorais falsas ou irregulares (sem registro na Justiça Eleitoral) e conteúdos enganosos sobre a segurança das urnas eletrônicas.

A maior parte das representações foram feitas em São Paulo (59 casos), Paraná (58 casos) e Rio de Janeiro (16 casos). Na Bahia foram feitas 14 representações e em Minas Gerais foram 9 registros de denúncias.