MPGO indica Ivana Farina e Benedito Torres para lista do STJ

A procuradora de Justiça Ivana Farina Navarrete Pena e o procurador Benedito Torres Neto

Em uma sessão extraordinária realizada nesta segunda-feira, 11, o Conselho Superior do Ministério Público de Goiás (CSMP) definiu os representantes que serão indicados pela instituição na busca pela vaga destinada ao Ministério Público no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ivana Farina Navarrete Pena e Benedito Torres Neto foram definidos por unanimidade.

O CSMP escolheu os dois nomes a serem indicados para a disputa na composição da lista, seguindo o critério estabelecido pelo STJ, baseado na antiguidade na carreira. O promotor de Justiça Haroldo Caetano da Silva, que inicialmente se inscreveu para a disputa, renunciou à sua candidatura.

Agora, a Procuradoria-Geral de Justiça tem até sexta-feira, 15, para formalizar o envio da lista contendo os dois nomes indicados pelo CSMP. Ambos os indicados possuem extensa experiência e um histórico no Ministério Público. Fatores que certamente serão considerados na disputa pela vaga no Superior Tribunal de Justiça.

Perfil

Graduado em direito em 1987, Benedito Torres Neto ingressou no Ministério Público de Goiás (MPGO) em 1990, exercendo suas funções em diversas comarcas, incluindo Joviânia, Cristalina e Itaberaí. O atual presidente da Associação Goiana do Ministério Público também teve uma destacada carreira nacional.

Ocupou a presidência do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais, sendo procurador-geral de Justiça de Goiás de 2011 a 2013. Torres Neto desempenhou o papel de promotor-corregedor entre 1999 e 2000, sendo promovido a procurador de Justiça em 2002.

Ivana Farina Navarrete Pena, por sua vez, é formada em economia e direito, integrando o MPGO desde 1989. Com uma trajetória marcada por atuação em diversas comarcas, como Alexânia, Formoso, Niquelândia, Morrinhos, Sanclerlândia e Goiânia, Ivana Farina foi procuradora-geral de Justiça de Goiás por dois mandatos.

Além disso, ela presidiu o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça, foi presidente da Associação Goiana do Ministério Público por quatro anos e ocupou o cargo de vice-presidente da Confederação Nacional do Ministério Público.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Vilela vai à Caixa Econômica Federal em busca de informações sobre Aparecida

O prefeito eleito Leandro Vilela (MDB) se reuniu com as superintendências da Caixa Econômica Federal em Goiás em busca de informações sobre os convênios com a Prefeitura de Aparecida de Goiânia e projetos de construção de unidades habitacionais que podem ser executados a partir de 2025.

O superintendente da Caixa Econômica Federal em Goiás, Marciano Matos, e equipe esclareceram que existem 17 contratos vigentes para execução de obras de pavimentação asfáltica, praças e até uma Policlínica. Muitas obras com recursos federais e contrapartidas do município estão paralisadas ou nem foram iniciadas.

Vilela questionou se precisava da atual gestão tomar alguma providência para não perder recursos do Orçamento Geral da União (OGU) e foi informado que não existe risco de perder recursos.

Em relação a moradia a superintendência de Habitação da Caixa informou que existem 1054 unidades habitacionais em fase de projetos. O objetivo de Vilela é tirar do papel os projetos e entregar no mínimo, cinco mil novas moradias e regularizar quatro mil imóveis que estão sem escritura.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos