Mudanças em vigor no aplicativo Uber são bem aceitas por usuários e motoristas

Neste ano, valor do IPVA fica 10% mais caro em Goiás

Implementada há menos de um mês, a nova funcionalidade da Uber que apresenta informações detalhadas sobre a viagem aos motoristas tem sido aprovada pelos motoristas e passageiros. A estratégia adotada pela empresa de aplicativos para coibir os constantes cancelamentos na plataforma estava em teste desde 2020.

O vice-presidente da Associação dos Motoristas de Aplicativos do Estado de Goiás (Amago), Rodrigo Vaz, avalia o recurso como imprescindível para o trabalho. Na opinião dele, o recurso ajuda os profissionais, mas destaca que o principal problema é a tarifação sobre as corridas. 

“Antes de pegar uma viagem, eles informam onde o passageiro vai embarcar, o destino dele e o valor total a ser recebido pelo motorista. Na verdade, isso fez os cancelamentos, ou melhor a não aceitação de corridas, aumentar porque a gente identifica se é um lugar complicado ou arriscado. Ajuda a não entrar em fria. Eu mesmo posso dizer que de 20 chamadas, aceito só 4”, afirma.

Apesar disso, a universitária Jordana Silva percebeu mudanças positivas em relação aos cancelamentos, como menos tempo de espera. Ela sempre utiliza a plataforma para solicitar viagens durante a semana para se deslocar entre a residência e o estágio e aos finais de semana para sair com as amigas. 

“Diminuíram bastante. No início do ano eram constantes e já cheguei atrasada nos compromissos algumas vezes”, relembra. A percepção é a mesma da publicitária Julia Moraes, que destaca maior tempo de espera no horário do almoço e no fim da tarde. “Anda muito difícil de encontrar motorista e demoram a aceitar a corrida”, diz.

A explicação para isso pode estar relacionada com a saída de motoristas do aplicativo devido ao aumento dos combustíveis, que inviabilizam a realização do transporte, principalmente em curtas distâncias. Antes da mudança, o motorista era notificado apenas sobre a região de destino com o ponto final revelado após a aceitação da corrida e remuneração aproximada com base em valores fixos de tempo e distância da viagem. 

Segundo representantes da categoria, há 17 mil motoristas de transporte individual em atividade no estado e 8 mil de motoentregadores em Goiás, sendo 3,2 mil na capital e na região metropolitana.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos