Mulher “ressuscita” minutos antes de ser cremada na Índia

Na última segunda-feira, 12, uma mulher que estava a caminho da cremação, em Brahmapur, na província de Odisha, na índia, recuperou os sentidos minutos antes de ser cremada e deixou os familiares assustados.

Segundo o The Times of India, a indiana Bujji Aamma, de 52 anos, foi dada como morta pelo marido Sibaram Palo, após ela não acordar e nem apresentar sinais de respiração.

Em 1º de fevereiro, a mulher sofreu um acidente doméstico que deixou mais de 50% do corpo dela queimado. Bujji foi levada para o hospital universitário da faculdade MKCG e, após o tratamento inicial, recebeu alta e foi enviada para casa. Desde então ela voltou a apresentar problemas de saúde, mas não pôde ser internada em outro hospital devido às dificuldades financeiras da família.

Na segunda,12, Bujji não acordou e não demonstrou estar respirando, afirma o marido da indiana. “Pensei que estava morta e informei aos familiares para arranjarem um veículo funerário para transportar o corpo para o local de cremação”, diz Sibaram.

O corpo de Bujji Aamma foi encaminhado para um campo de cremação próximo à vila de Bijipur. O cadáver foi acompanhado por Chiranjibi, e um vizinho do casal. Sibaram conta que a montagem da pira funerária estava quase concluída quando Bujji abriu os olhos e respondeu aos nossos chamados.

“Isso nos chocou. Inicialmente, ficamos assustados, pois nunca tínhamos visto algo parecido, embora tivéssemos ouvido algumas histórias”, afirma Chiranjibi ao jornal.

Assim que a mulher foi confirmada que “estava viva”, o carro funerário foi enviado de volta à casa dela. Como Sibaram não tinha como arcar com os custos do funeral, a população local doou dinheiro para a cremação de Bujji.

Ao The Times of India, o motorista do veículo, conta que o corpo foi retirado por volta das 9h e, após cerca de meia hora, precisou retornar com a mulher já viva. Uma fonte do crematório explica ao jornal indiano que a população local não precisa de certidão de óbito para a realização da cremação de membros da família.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos