Última atualização 01/02/2024 | 09:22
Mulheres em situação de vulnerabilidade social já podem ter acesso a absorventes gratuitos em Goiânia. A ação faz parte do Programa Dignidade Menstrual, do Governo Federal, e para receber o benefício é preciso ter registro no Cadastro Único (CadÚnico).
Podem participar do programa brasileiras ou estrangeiras que vivem no Brasil com idade entre 10 e 49 anos e renda mensal familiar de até R$ 218 por pessoa. Estudantes das instituições públicas também devem estar no CadÚnico, neste caso a renda familiar mensal por pessoa pode ser de até meio salário mínimo. Para as mulheres em situação de rua não existe limite de renda.
Os absorventes são retirados em farmácias populares da Capital. Atualmente, existem em Goiânia cerca de 300 unidades autorizadas. É preciso apresentar, na hora da retirada, um documento oficial com foto e CPF e a ‘Autorização do Programa Dignidade Menstrual’, em formato digital ou impresso, fornecida por meio do aplicativo ‘’Meu SUS Digital’’. As mulheres que tiverem dificuldade em gerar o documento podem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou os Centros de Referência em Assistência Social (Cras), Centros Pop e equipes do Consultório na Rua.
Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (Smpm), localizada na Rua 74, esquina com Rua 59, número 423, Edifício Popular, no Setor Central.
A lista completa das farmácias credenciadas no programa está disponível em https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/sectics/daf/farmacia-popular/arquivos/farmacias_credenciadas_pfpb_atualizada.xlsx/view