Press "Enter" to skip to content

Nasa vai fazer ‘mega filme’ com dados coletados por voluntários para estudar Eclipse solar total

Última atualização 05/04/2024 | 17:27

Nesta semana, milhões de pessoas vão conseguir observar um Eclipse Solar Total. Os cientistas vão aproveitar o momento para estudar a atmosfera externa do Sol, chamada coroa solar, quando a Lua cobrir completamente o disco brilhante do Sol e revelar a coroa

O Eclipse  poderá ser avistado em quase toda a América do Norte e milhares de estudantes e cientistas amadores coletaram dados do fenômeno em uma iniciativa liderada pela NASA.

Segundo a Nasa, o melhor momento para ver a gama completa de dinâmicas na coroa é durante um eclipse solar total. O problema é que, como em todos os eclipses, em qualquer local ao longo do caminho esperado, a duração total será de menos de quatro minutos e meio, tempo que não é suficiente para observar mudanças na coroa.

GLOBE

Os integrantes do programa GLOBE, abreviação de Global Learning and Observations to Benefit the Environment (Aprendizado Global e Observações para Beneficiar o Meio Ambiente) mediram a temperatura do ar e tiraram fotos das nuvens. Serão coletados dados sobre plantas, solo, água, atmosfera e até mosquitos.

Para isso, os colaboradores precisarão apenas de um termômetro e um smartphone com o aplicativo GLOBE Observer baixado. Eles podem acessar a ferramenta eclipse no aplicativo. Os dados coletados serão enviados para a NASA e ajudarão os pesquisadores que estão investigando como o Sol influencia o clima em diferentes ambientes.

Já com os fotógrafos posicionados ao longo de todo o caminho do eclipse, a Nasa espera contar com mais de 90 minutos de imagens para fazer a análise científica. O projeto já selecionou e enviou suportes de rastreamento para mais de 70 pessoas que estarão posicionadas ao longo do caminho do eclipse nos Estados Unidos e no México.

Quando vai acontecer?

No dia 8 de abril deste ano a Lua cobrirá o Sol num Eclipse Solar Total que poderá ser visto de várias regiões da América do Norte. O fenômeno inicia no sul do Oceano Pacífico e começará a ser perceptível às 16h — horário de Brasília —, na costa do México, e terminará às 17h, na costa Atlântica do Canadá. Infelizmente, o evento não será visto do Brasil.

Duração

Em 2017 o eclipse teve o período mais longo de sua totalidade em  Carbondale, Illinois e durou de 2 minutos e 42 segundos. Em 2024, ele será mais longo próximo a Torreón, no México, durando cerca de 4 minutos e 26 segundos.

Durações superiores a 4 minutos, no entanto, também acontecerão até próximo da fronteira do Canadá, quando o eclipse durará 3 minutos e 21 segundos.

 Como observar o eclipse solar total?

Quando a Lua bloqueia completamente a face brilhante do Sol, não é seguro olhar diretamente para a estrela sem proteção ocular especializada. Observar qualquer parte do Sol brilhante através de lentes de câmera, binóculos ou telescópio sem um filtro solar especial pode causar lesões oculares graves.

Ao observar as fases parciais do eclipse solar diretamente com seus olhos, é preciso olhar através de óculos de visualização solar seguros — óculos de eclipse— ou de um visualizador solar portátil seguro, indica a NASA. Também é possível usar um método de visualização indireta, como um projetor pinhole.​