Press "Enter" to skip to content

Nesta semana, brasileiros definem vida na Libertadores e Sul-Americana

Última atualização 23/05/2022 | 18:34

Nesta semana, acontecerá a última rodada da fase de grupos da Libertadores e da Copa Sul-Americana. No total, 15 clubes brasileiros estão participando das competições continentais. Os times vivem diferentes situações, desde classificações antecipadas até brigas por vagas e eliminações. Saiba a situação de cada uma das equipes do Brasil nos torneios da América do Sul.

Os brasucas na Libertadores

Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG já se classificaram antecipadamente para as oitavas de final da Libertadores. Verdão e Fla garantiram também a liderança de seus grupos, e entrarão em campo para saber quem terminará com a melhor campanha da primeira fase. Já o Galo disputará a ponta da sua chave contra o Tolima.

O Athletico Paranaense, por sua vez, depende apenas de si mesmo para avançar. Em segundo lugar no Grupo B, o Furacão garante seu espaço no mata-mata em caso de vitória ou empate. Se perder, estará eliminado.

Algo semelhante vale para o Corinthians, que integra a vice-liderança do Grupo E. No entanto, mesmo se perder, o Timão ainda teria chances matemáticas de se classificar. Basta o Boca Juniors não ganhar do Deportivo Cali.

A situação do Red Bull Bragantino é um pouco diferente. Se ganhar do Nacional e mantiver uma vantagem de dois gols de saldo em relação ao Vélez Sarsfield, o Massa Bruta avança na Libertadores. Em cenário de empate, terá de torcer por um tropeço do Vélez perante o líder Estudiantes. Se perder, precisará de uma derrota do Vélez.

Para o Fortaleza, é um cenário sem muitas contas matemáticas. Vitória ou empate contra o Colo-Colo significam classificação para a próxima fase. Uma derrota culminaria na eliminação, com o Colo-Colo passando de etapa.

Por fim, temos o América-MG. Único brasileiro eliminado antecipadamente na Libertadores, o Coelho ainda briga por algo. Se terminar em terceiro lugar no Grupo D, terá a chance de disputar as oitavas de final da Sul-Americana. Para isso, a equipe terá de vencer o Independiente Del Valle por pelo menos dois gols de diferença, fora de casa.

Os tupiniquins na Sul-Americana

Na Copa Sul-Americana, ao contrário da Libertadores, apenas o líder de cada chave avança de fase. O único a ter conseguido isso com uma rodada de antecedência foi o São Paulo, no Grupo D. Em situação oposta, o Cuiabá não tem mais chances de classificação no Grupo B. Já os outros brasileiros ainda estão na briga.

O Atlético-GO depende de uma vitória ou um empate para avançar. Se perder para a LDU, verá a vaga escapulir pelos dedos justamente para os equatorianos.

No caso do Santos, o triunfo é o único resultado que classifica o time sem que ele dependa de outros placares. Se empatar, precisará torcer para que o Unión La Calera não vença por mais de dois gols de diferença. Se o Peixe perder, terá de torcer para que o La Calera no máximo empate.

O Internacional também precisa pensar somente na vitória. Isso porque a equipe gaúcha está na liderança do Grupo E, mas possui os mesmos nove pontos do vice-líder Guaireña. A diferença entre eles é de apenas um gol de saldo. Por isso, se o Inter não ganhar, terá de torcer contra o seu adversário direto pela classificação.

O Ceará tem um cenário ligeiramente mais tranquilo. Vitória ou empate o classificam. A única forma de perder a vaga é se sofrer um revés de dois ou mais gols de diferença contra o Independiente.

Por último, a situação do Fluminense é para lá de delicada. Para avançar às oitavas da Sul-Americana, o Tricolor Carioca terá de vencer o Oriente Petrolero por seis gols de diferença e torcer por um empate entre Junior Barranquilla e Unión Santa Fe.

Agenda dos times brasileiros na última rodada continental:

  • Liberta – 24/05, 19h15: Nacional x Red Bull Bragantino
  • Sula – 24/05, 19h15: Santos x Banfield
  • Liberta – 24/05, 21h30: Flamengo x Sporting Cristal
  • Liberta – 24/05, 21h30: Palmeiras x Deportivo Táchira
  • Sula – 24/05, 21h30: LDU x Atlético-GO
  • Sula – 24/05, 21h30: Internacional x 9 de Outubro
  • Liberta – 25/05, 19h: Colo-Colo x Fortaleza
  • Sula – 25/05, 19h15: São Paulo x Ayacucho
  • Liberta – 25/05, 21h: Independiente Del Valle x América-MG
  • Liberta – 25/05, 21h: Atlético-MG x Tolima
  • Sula – 25/05, 21h30: Independiente x Ceará
  • Liberta – 26/05, 19h: Athletico x Caracas
  • Sula – 26/05, 19h15: Melgar x Cuiabá
  • Liberta – 26/05, 21h: Corinthians x Always Ready
  • Sula – 26/05, 21h30: Oriente Petrolero x Fluminense