Press "Enter" to skip to content

Nova onda de calor começa em Goiás nesta quinta-feira, 14

Última atualização 14/12/2023 | 12:36

Começa nesta quinta-feira, 14, uma nova onda de calor causada por uma massa de ar quente que deve atingir grande parte das regiões Sul e Centro-Oeste. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o calor intenso é previsto também para algumas áreas das regiões Norte e Nordeste. O órgão afirma ainda que a onda de calor pode perdurar até o próximo domingo, 17.

Para esta sexta-feira, 15, o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) explica que a formação de um sistema de alta pressão e o predomínio do sol vão inibir a formação de chuvas e diminuir a umidade relativa do ar. Em Goiânia, a temperatura pode chegar a 34ºC e umidade relativa do ar a 30%. 

Já em Porangatu, a temperatura máxima pode chegar a 38ºC, Araguapaz e Aruanã, a 37ºC, e Rubiataba e Pirenópolis, a 36ºC. Com isso, o Cimehgo emitiu um alerta, informando que as temperaturas estão elevadas até domingo e a umidade relativa do ar, em declínio no período da tarde em todas as regiões do estado.

O Inmet informou que só neste ano o Brasil já registrou oito ondas de calor até o mês de novembro. Entre as oito, a onda de calor que aconteceu entre os dias 8 e 19 de novembro se destacou pela quantidade de dias de duração e pelos recordes de temperatura, chegando a 44,7ºC registrado no município mineiro de Araçuaí.