Press "Enter" to skip to content

Novas imagens mostram detalhes de colisão entre asteroide e espaçonave

Última atualização 12/11/2023 | 10:55

Novas imagens do satélite LICIAcube, da Agenzia Spaziale, revelaram em detalhes a dimensão da colisão entre a sonda Dart, da Nasa, com o asteroide Dimorphos. As imagens foram combinadas pelo cientista Jacint Roger Perez, que em formato de vídeo mostrou o momento em que a espaçonave atinge em cheio a rocha espacial.

Nas imagens é possível ver a grande coluna de poeira que se espalhou em torno do asteroide. De acordo com a Nasa, o impacto da colisão liberou mais de um milhão de quilos de material do asteroide e formou uma cauda que se estendeu por mais de 10 mil quilômetros.

Missão Dart

A missão Dart marcou a primeira vez em que humanidade tentou, e conseguiu, mudar o movimento de um corpo celeste no espaço. A empreitada ocorreu durante um ensaio geral para evitar impactos futuros de um asteroide à Terra, que poderia destruir uma cidade inteira.

A sonda Dart, que significa Double Asteroid Redirection Teste (Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo), foi lançada em novembro de 2021 e custou US$ 324 milhões. O equipamento da Nasa atingiu um asteroide, chamado Dídimo, de 780 metros de diâmetros e sua pequena asteroide-lua Dimorfo, que tem cerca de 160 metros e completa uma volta a cada 11,9 horas.

“Sabemos agora que temos uma técnica viável para potencialmente prevenir o impacto de um asteroide se um dia precisarmos”, afirmou o cientista Terik Daly, líder de um dos estudos publicados sobre a missão.