Novas regras da licença-maternidade mudam prazo de contagem do benefício

As mulheres que se tornaram mães a partir deste mês serão beneficiadas com a nova regra da licença-maternidade. A partir de agora, a contagem do início do afastamento do trabalho começa com a alta hospitalar da mãe ou do filho. A alteração alcança principalmente aquelas que tiveram filhos prematuros ou passaram por aborto.

De acordo com a coordenadora do Grupo de Trabalho sobre desigualdade de gênero nas relações de trabalho da Comissão da Mulher Advogada da Organização dos Advogados do Brasil em Goiás (OAB-GO), Gabriela Medina, o prazo vale a partir de duas semanas de hospitalização. A alteração vale para início do pagamento do salário -maternidade.

“A justificativa da modificação foi o direito social de proteção à maternidade e a infância, já que a interpretação da norma, como era feita, reduz o período efetivo de convivência da mãe com o recém-nascido, já que é em casa que a criança demandará cuidado e atenção efetivo da família”, explica.

Medina lembra o julgamento de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI)  pelo Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que houve um conflito com o direito de proteção à maternidade e à infância, o que violaria dispositivos constitucionais, tratados e convenções assinados pelo Brasil. Segundo ela, as novas regras já entraram em vigor porque havia uma liminar deferida desde março de 2020.

Para as empregadas domésticas, o benefício foi estendido para 180 dias. No entanto, a novidade vale somente para as trabalhadoras inscritas no Programa Empresa Cidadã e se requererem a modalidade até o final do primeiro mês da licença pós-parto.

Até então, a legislação previa a contagem da licença-maternidade a partir do afastamento do trabalho para o parto. A possibilidade estava prevista até 28 dias antes do nascimento da criança ou após a chegada do bebê.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos