A continuação da história de “Jogos Vorazes”, que serviu de inspiração para os filmes de mesmo nome, vai ter um novo capítulo. O quinto livro da série distópica intitulado “Sunrise on the Reaping” (O Nascer do Sol na Colheita, em tradução livre) se passará 24 anos antes dos eventos da trama focada em Katniss Everdeen, interpretada pela vencedora do Oscar, Jennifer Lawrence.
A autora, Suzanne Collins, revelou que a inspiração do novo livro veio do filósofo escocês David Hume. “Com ‘Sunrise on the Reaping’, fui guiada pela ideia de submissão implícita de David Hume e pela sua observação sobre ‘a facilidade com que muitos são governados por poucos'”, declarou em comunicado divulgado no jornal norte-americano ABC News.
Essa nova continuação também vai avançar no tempo, se passando 40 anos após o último livro lançado, “A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes”, que estreou nos cinemas em novembro de 2023.
A história terá início com a celebração da quinquagésima edição dos Jogos Vorazes, conhecida como o Massacre Quaternário, que marcou Panem ao enviar o dobro de tributos para a arena. Vale ressaltar que o único sobrevivente daquele ano foi Haymitch Abernathy, que foi interpretado por Woody Harrelson nos cinemas. O lançamento está previsto para 18 de março de 2025.
A editora responsável pela publicação também compartilhou a novidade nas redes sociais, revelando a capa do livro. “O nascer do sol na colheita irá nos levar de volta ao mundo de Panem, duas décadas e meia antes dos Jogos da Fome, começando na manhã da colheita”, anunciou o perfil da Scholastic.
Adaptação para os cinemas
Enquanto o livro tem previsão de lançamento para o início de 2025, a adaptação para o cinema já foi confirmada pela produtora oficial dos filmes, Lionsgate, através do portal norte-americano Variety. O sexto filme da saga está previsto para estrear nas grandes telas dia 20 de novembro de 2026.