Novo serviço espacial promete levar cinzas de entes queridos para a Lua

Novo serviço espacial promete levar cinzas de entes queridos para Lua

Um serviço aeroespacial será lançado para uma missão inovadora: levar cinzas de 70 pessoas para a Lua. O serviço foi divulgado pela BBC, que informou que a decolagem partirá de Cabo Canaveral, na Flórida, Estados Unidos, no próximo dia 8 de janeiro.  

O diretor-executivo da empresa que presta o serviço funerário lunar, Charles Chafer, disse que o lado humano do serviço que oferece é tão importante quanto a tecnologia dos foguetes. “Quando fundei a empresa, pensei que seríamos uma companhia aeroespacial, mas aprendi muito cedo que somos uma empresa de aconselhamento de luto”, declarou. 

Chafer já ajudou a lançar o primeiro foguete comercial com financiamento privado e, em 1995, fundou a Celestis, empresa que lança amostras de cinzas ou DNA de pessoas para a órbita da Terra. Para o serviço funerário lunar, Chafer comprou espaço na sonda Peregrine, cuja missão é pousar experimentos científicos no solo da Lua.

No site da empresa, é possível acompanhar uma contagem regressiva. Além do serviço funerário lunar, a empresa oferece também outras formas de descanso eterno para as cinzas, como “Ascensão da Terra”, com lançamento do espaço e retorno à Terra, “Órbita Terrestre”, com as cinzas lançadas ao redor do globo,  e “Viajante”, com as cinzas lançadas no espaço sideral.

O novo serviço funerário lunar custa o valor de uma funeral tradicional nos Estados Unidos, segundo a BBC, cerca de US$ 12.995 mil, equivalente a R$ 63 mil. “Os custos do foguete são uma parcela surpreendentemente pequena. A maior parte é que é um negócio intensamente orientado para serviços”, afirmou o diretor.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Jovem de SP é encontrada em Goiás após fugir para encontrar namorado virtual

Uma jovem de São Paulo foi encontrada nesta terça-feira, 17, em Aparecida de Goiânia após fugir de casa para se encontrar com um namorado virtual que conheceu em um jogo online. Segundo a Polícia Militar de São Paulo, a garota viajou de ônibus de Marília, no interior de São Paulo, no último sábado, 14, e desembarcou no munícipio para encontra o namorado.

Após o desaparecimento, a família da jovem denunciou o caso para a PM de São Paulo e autoridades realizaram buscas pela adolescente no município. A corporação, então, entrou em contato com a polícia de Goiás para auxílio na procura.

Diligências do Comando de Policiamento Regional Metropolitano (CRPM) encontraram a jovem no setor Cidade Vera Cruz. No local, a adolescente conversou com familiares e, ao ser questionada sobre o último contato com a família, contou que se despediu dos parentes e que não planejava retornar o contato por um longo período. “Eu falei que iria ficar um mês sem falar com eles”, afirmou.

A jovem e outros envolvidos no caso foram conduzidos pela Polícia Civil de Goiás até a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depai), onde prestaram depoimentos.

A adolescente será encaminhada de volta para São Paulo e será acompanhada pelo Conselho Tutelar, além de serviços de proteção à infância e juventude.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp