Press "Enter" to skip to content

Novo serviço espacial promete levar cinzas de entes queridos para a Lua

Última atualização 06/01/2024 | 10:27

Um serviço aeroespacial será lançado para uma missão inovadora: levar cinzas de 70 pessoas para a Lua. O serviço foi divulgado pela BBC, que informou que a decolagem partirá de Cabo Canaveral, na Flórida, Estados Unidos, no próximo dia 8 de janeiro.  

O diretor-executivo da empresa que presta o serviço funerário lunar, Charles Chafer, disse que o lado humano do serviço que oferece é tão importante quanto a tecnologia dos foguetes. “Quando fundei a empresa, pensei que seríamos uma companhia aeroespacial, mas aprendi muito cedo que somos uma empresa de aconselhamento de luto”, declarou. 

Chafer já ajudou a lançar o primeiro foguete comercial com financiamento privado e, em 1995, fundou a Celestis, empresa que lança amostras de cinzas ou DNA de pessoas para a órbita da Terra. Para o serviço funerário lunar, Chafer comprou espaço na sonda Peregrine, cuja missão é pousar experimentos científicos no solo da Lua.

No site da empresa, é possível acompanhar uma contagem regressiva. Além do serviço funerário lunar, a empresa oferece também outras formas de descanso eterno para as cinzas, como “Ascensão da Terra”, com lançamento do espaço e retorno à Terra, “Órbita Terrestre”, com as cinzas lançadas ao redor do globo,  e “Viajante”, com as cinzas lançadas no espaço sideral.

O novo serviço funerário lunar custa o valor de uma funeral tradicional nos Estados Unidos, segundo a BBC, cerca de US$ 12.995 mil, equivalente a R$ 63 mil. “Os custos do foguete são uma parcela surpreendentemente pequena. A maior parte é que é um negócio intensamente orientado para serviços”, afirmou o diretor.