Press "Enter" to skip to content

O que é a Otan?: Crise entre Rússia e Ucrânia acende dúvida em brasileiros

Última atualização 24/02/2022 | 18:28

A invasão russa na Ucrânia não preocupou apenas os europeus, mas também os brasileiros. Segundo o Google, as buscas brasileiras sobre o conflito, e principalmente como ele pode afetar o Brasil, foram destaque nas últimas 24 horas. Um levantamento obtido pelo G1 indica que uma das perguntas mais buscadas pelos brasileiros é se “O Brasil faz parte da Otan?”.

Além dessa, outras perguntas também incluem a relação do Brasil com o conflito russo-ucraniano, como por exemplo “O Brasil é aliado da Rússia?”,
“O Brasil pode entrar em guerra?” e “Como a guerra da Rússia afeta o Brasil?”.

O que é Otan?

A Otan (sigla que significa Organização do Tratado do Atlântico Norte) é uma aliança criada em 1949, atualmente formada por 30 países. O Brasil, porém, não faz parte da organização. A Otan surgiu no período da chamada Guerra Fria, sob a liderança dos EUA em oposição à extinta União Soviética.

A partir do fim do bloco comunista, em 1991, a organização passou a atuar para zelar pelos interesses econômicos dos membros. Além disso, um dos artigos do tratado da Otan prevê reações contra agressões a seus integrantes. De acordo com o artigo 4, citado pelo secretário-geral da organização, Jens Stoltenberg, nesta quarta-feira (24), “as Partes consultar-se-ão sempre que, na opinião de qualquer delas, estiver ameaçada a integridade territorial, a independência política ou a segurança de uma das Partes.”