Press "Enter" to skip to content

O que você precisa saber para acompanhar o Super Bowl

AP Photo/Charles Krupa
Primeiro: nunca diga “final do Super Bowl”. A liga de futebol americano nos Estados Unidos se chama NFL (National Football League), e o Super Bowl é a final dessa liga, quando os melhores times das duas conferências, Americana (AFC) e Nacional (NFC), se enfrentam para decidir o campeão da temporada.
A 52ª edição do Super Bowl será disputado entre Philadelphia Eagles e New England Patriots. A partida é sempre no primeiro domingo de fevereiro, em um estádio pré-definido, geralmente com duas ou até três temporadas de antecedência. Esse ano o jogo acontece em Minneapolis, num estádio que custou R$3 bilhões para ficar pronto.
New England Patrios
New England Patriots
Você já deve ter ouvido falar de Tom Brady. Ele é o quarteback do New England Patriots, o jogador mais importante do time e talvez o melhor jogador de futebol americano de todos os tempos. Pelo menos é isso que dizem os especialistas. Brady tem uma média de acertos de quase 64%, e já venceu o Super Bowl 5 vezes. Ah, ele também é marido da Gisele Bündchen.
Os Patriots são uma dinastia. A cada ano, o time comandado pelo técnico Bill Belichick parece mais forte, tanto que essa pode ser a terceira conquista de Super Bowl em quatro anos. Além de Brady, outros jogadores ofensivos pra ficar de olho são Danny Amendola e Rob Gronkowski, alvos favoritos do quarterback.
Philadelphia Eagles
Foto: Philadelphia Eagles
Desde 1960 o torcedor do Philadelphia Eagles não sabe o que é comemorar um título da NFL. O Super Bowl foi estabelecido na temporada 1966/67. Ou seja, o Philadelphia Eagles nunca ganhou um Super Bowl, e isso é motivo para os rivais provocarem.
De 2012 pra cá, os Eagles tiveram uma crescente, foram durante os anos construindo um time forte, até o seu ápice nessa temporada 2017/18. O time começou com Carson Wentz como quarterback, e ele estava muito bem até se machucar. Nick Foles assumiu a posição sem nenhum problema, tando que agora vai disputar seu primeiro Super Bowl.
Foto: Philadelphia Eagles
Com um ataque forte, com jogo terrestre bem estabelecido e boas opções aéreas, o Eagles foi o melhor time da NFL durante o campeonato. Mas isso não é suficiente para tornar a equipe favorita nas casas de apostas.
O espetáculo
Foto: Ben Liebenberg/NFL
Se você não conhece o futebol americano, use o Super Bowl como um bom incentivo para começar a gostar. Além de muita estratégia e a chance de assistir a um jogo histórico, com viradas espetaculares, ainda tem um “show do intervalo” para garantir a audiência. Justin Timberlake é o astro que se apresentará esse ano.
Pra aprender mais, continue de olho na Coluna NFL e assista a Philadelphia Eagles e New England Patriots, no domingo, as 21h30.