Press "Enter" to skip to content

Odontólogos alertam sobre riscos do cigarro eletrônico para saúde bucal

Última atualização 10/01/2024 | 14:09

Conhecidos como pods ou vapers, os cigarros eletrônicos têm se tornado cada dia mais populares entre os jovens. Com fumaça branda, sabores e cheiros de frutas, o que inicialmente parece ser uma diversão inofensiva pode se tornar um grave vício e trazer sérias consequências para a saúde bucal.

Os odontólogos Frederico Coelho e Cassiano Rocha, sócios proprietários do Crool Centro Odontológico, ressaltam que o uso de cigarros eletrônicos pode trazer vários impactos negativos nos dentes. São consequências que ainda estão em estudo, mas que já podem ser evidenciadas nos consultórios.

“Assim como o cigarro comum, o cigarro eletrônico pode causar manchas nos dentes, já que contêm nicotina. Assim como ocorre com o uso do produto tradicional, os dentes podem ficar amarelados ou acastanhados”, afirma Cassiano Rocha.

A exposição à nicotina também pode causar a doença periodontal, que é a inflamação das gengivas, conforme explica o odontólogo. “Isso pode resultar em gengivas vermelhas, inchadas e com sangramentos, além de possível perda óssea ao redor dos dentes.”

Frederico Coelho também destaca que o cigarro eletrônico pode reduzir a produção de saliva, o que pode levar à boca seca. “A saliva é importante para a saúde bucal, pois ajuda a neutralizar os ácidos produzidos pelas bactérias e a remover partículas de alimentos”, sublinha.

A utilização desses aparelhos pode também aumentar o risco de cáries e a sensibilidade dentária. “A boca seca pode aumentar o risco de desenvolvimento de cáries, pois a saliva é essencial para proteger os dentes contra a deterioração causada pelas bactérias. Além disso, a exposição à nicotina pode causar sensibilidade nos dentes, tornando-os mais sensíveis ao calor, frio, alimentos ácidos e escovação.”

Mais que impactos negativos nos dentes e na saúde bucal, o uso de cigarros eletrônicos também pode estar associados a outras infecções e problemas de saúde. Entre eles estão infecções respiratórias, por bactérias e fungos, da pele e do trato urinário, além de lesões pulmonares.

Os odontólogos destacam que os cigarros eletrônicos ainda são relativamente novos no mercado e as pesquisas sobre seus efeitos na saúde estão em andamento. “No entanto, os estudos iniciais sugerem que eles podem ter impactos negativos nos dentes e na saúde bucal em geral”, explica Cassiano.

Mais estudos são necessários para entender completamente os riscos associados ao seu uso, como ressalta Frederico. “No entanto, os relatos de infecções e problemas de saúde relacionados ao uso de cigarros eletrônicos são preocupantes e devem ser considerados ao tomar decisões sobre o uso desses dispositivos.”