Operação da Polícia Federal deflagra combate a fraudes bancárias eletrônicas no Rio Grande do Norte e em outros seis estados. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Minas Gerais, Bahia, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.
A ação da Polícia Federal, realizada nesta quarta-feira (27), visa desmantelar esquemas criminosos envolvidos em fraudes bancárias eletrônicas. Segundo as autoridades, houve um aumento significativo da participação de indivíduos em esquemas fraudulentos nos últimos anos.
Segundo a PF, indivíduos estão emprestando suas contas bancárias para receber dinheiro de golpes e, em troca, recebem uma compensação financeira. Essas pessoas são popularmente conhecidas como “laranjas”.
No Rio Grande do Norte, dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos na cidade de São Gonçalo do Amarante. A investigação visa apurar crimes de associação criminosa, furto qualificado mediante fraude, uso de documento falso, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.
A operação, intitulada ‘Não seja um laranja’, contou com o apoio da Febraban, Zetta, Abranet e seus bancos e instituições afiliadas. As penas para os crimes investigados podem ultrapassar 20 anos de prisão.
O sistema do Banco Central oferece uma oportunidade para as vítimas de golpes do PIX recuperarem seus prejuízos. A ação visa combater essas práticas fraudulentas e garantir a segurança financeira dos cidadãos.