Press "Enter" to skip to content

Operação da PF contra fraudes previdenciárias cumpre mandados em casas de luxo em GO e MA

Última atualização 28/03/2024 | 14:47

A Polícia Federal, por meio da Força-Tarefa Previdenciária em Goiás, deflagrou na manhã desta quarta-feira, 28, a Operação 171 LOAS MA X GO. O objetivo foi combater fraudes que envolvem irregularidades em benefícios de prestação continuada a pessoas idosas, utilizando documentos falsificados para obter esses benefícios.

Os prejuízos, segundo a PF, aos cofres públicos já alcançam a marca de aproximadamente R$ 470 mil reais, causados por seis benefícios fraudulentos. Os nomes dos suspeitos não foram divulgados pela Polícia Federal.

Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas residências dos investigados em Hidrolândia, região metropolitana de Goiânia, Santa Inês e Bacabal, no Maranhão. Chama atenção para o padrão das residências, que foram alvos da operação, descritas como luxuosas.

A investigação teve início a partir de um flagrante ocorrido nas dependências de uma agência do INSS em Goiânia/GO, em 2019. Na ocasião, uma das pessoas envolvidas na fraude tentou reativar um benefício suspenso com um documento supostamente falso.

Cinco desses benefícios já foram cessados, enquanto o último foi comunicado para revisão administrativa. Se continuasse ativo, o benefício futuro causaria um prejuízo estimado em 160 mil reais.

Batizada como 171 LOAS MA X GO, a operação faz referência ao esquema de estelionato envolvendo pessoas que se deslocaram do Estado do Maranhão para Goiás para requerer e receber esse tipo de benefício.

A Força-Tarefa Previdenciária, que atua há 25 anos, é integrada pelo Ministério da Previdência Social, pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal, trabalhando em conjunto no combate a crimes estruturados contra os sistemas previdenciários.