Press "Enter" to skip to content

Operação Mata Atlântica flagra 100 hectares de desmatamento ilegal

Última atualização 25/09/2023 | 17:23

A Operação Mata Atlântica em Pé, realizada em conjunto pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), Ibama e Batalhão Ambiental da Polícia Militar, flagrou aproximadamente 100 hectares de desmatamento ilegal em municípios goianos com incidência do Bioma.

A operação foi realizada de 18 a 22 de setembro e a Semad aplicou cerca de R$ 500 mil em multas.

A força-tarefa foi criada a partir do Ministério Público Estadual, que neste ano encaminhou aos órgãos de fiscalização uma lista com seis alvos. Além deles, a Semad encontrou outros 22 focos de desmatamento por meio de inteligência de análise espacial, imagens de satélite e técnicas de geoprocessamento.

MATA ATLÂNTICA

Foram apreendidos equipamentos e ferramentas utlizados para promover o desmatamento na região, como motosserras, além de madeira extraída ilegalmente. A operação foi em Cachoeira Alta, Quirinópolis, Marzagão, Caçu, Goiatuba, Morro Agudo, Caldas Novas, Buriti Alegre e Corumbaíba.

Goiás tem 3% de seu território coberto pelo Bioma da Mata Atlântica. Esse importante Bioma brasileiro é um dos que têm menor representação de remanescentes. Ou seja, foi um dos mais desmatados ao longo dos mais de 500 anos de história do Brasil. Por esse motivo, todo ano, durante um mesmo período, ocorrem operações simultâneas de combate ao desmatamento nos estados que possuem área de mata atlântica em seus domínios.

Os municípios de Goiás nos quais ocorre Mata Atlântica são Itajá, Itarumã, Caçu, Cachoeira Alta, São Simão, Paranaiguara, Quirinópolis, Gouvelândia, Cachoeira Dourada, Itumbiara, Buriti Alegre, Morrinhos, Água Limpa, Rio Quente, Marzagão, Corumbaíba, Cumari.