Operação Verão Rio: Blitz, Multas e Restrições na Praia – Confira as medidas da Prefeitura para garantir ordem e segurança nas praias do Rio de Janeiro.

operacao-verao-rio-blitz-multas-e-restricoes-na-praia-confira-as-medidas-da-prefeitura-para-garantir-ordem-e-seguranca-nas-praias-do-rio-de-janeiro

A Operação Verão no Rio de Janeiro teve um dia movimentado neste sábado, com a presença de banhistas nas praias e a intensificação da fiscalização por parte da Prefeitura. Equipes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e da Guarda Municipal realizaram blitz desde as 6h, resultando na condução de 27 flanelinhas para delegacias e na aplicação de 429 multas por estacionamento irregular em toda a orla. Além disso, aproximadamente 50 carros foram rebocados durante a operação.

A ação da Prefeitura também incluiu o controle de acesso aos parques da Prainha e de Grumari, na Zona Sudoeste. Com as 800 vagas preenchidas por volta das 10h, bloqueios foram ativados nos cruzamentos estratégicos, sendo liberados somente ao meio-dia. Essa medida conta com o apoio das subprefeituras da Barra da Tijuca e da Zona Oeste III e vai seguir até 1º de maio de 2026, das 8h às 15h.

Durante a Operação Verão, que está ativa desde setembro, a fiscalização foi ampliada com o uso de drones, 21 câmeras e até mil agentes em dias de maior movimento. Nos dois primeiros meses, foram aplicadas 394 multas a barraqueiros e mais de 2 mil garrafas de vidro foram recolhidas. No entanto, ainda é comum encontrar caixas de som, bebidas em vidro e comércio irregular próximo à sinalização.

Além das apreensões de churrasqueiras, botijões, bandeiras e cones usados para guardar vaga, 12 barraqueiros foram multados, principalmente por falta da tabela de preços. Os guardadores autorizados também foram orientados a utilizar o talão oficial. Marcus Belchior, secretário municipal de Ordem Pública, destacou a importância da colaboração da população para garantir o ordenamento nas praias.

Na Avenida Atlântica, um incidente envolvendo um menor apreendido pela Coordenadoria de Ações Territoriais Integradas (Cati) gerou tensão, com arremessos de pedras contra agentes e uma viatura. O jovem foi levado à delegacia, onde foi identificado um mandado de apreensão por fato análogo a roubo. Outras 103 pessoas em situação de rua foram abordadas, mas nenhuma delas aceitou acolhimento.

Além disso, foi estabelecida uma nova restrição na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, proibindo o estacionamento na pista da esquerda aos sábados e domingos até 6 de março de 2026, visando melhorar o fluxo de ônibus no BRS. A prefeitura também publicou o Decreto 57.243, flexibilizando o uso de garrafas de vidro nas praias, permitindo agora dentro das barracas para preparo de bebidas, mas proibindo o consumo na areia e o comércio irregular.

Mesmo com a instalação de novas placas informativas, produtos proibidos ainda circularam nas praias, como camarão no espeto e milho cozido em Copacabana. A colaboração de todos é fundamental para garantir o respeito às regras estabelecidas pela Prefeitura e manter a ordem nas praias do Rio de Janeiro. A população deve estar ciente das proibições e seguir o regramento para desfrutar do espaço público de forma segura e organizada.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp