Orçada em quase R$ 5 milhões, obra de pavimentação está há mais de um ano atrasada, em Goiânia

O Residencial Sítio Recreio do Ipê, em Goiânia, é um dos 18 bairros que não possuem pavimentação asfáltica na capital. O setor criado há mais de 30 anos chegou a receber alguns serviços da prefeitura em 2019, fazendo com que os moradores sonhassem com o asfalto. Porém, o sonho não se concretizou e a obra orçada em quase R$ 5 milhões se tornou um pesadelo para os moradores, que cobram da prefeitura a retomada dos serviços.

Em entrevista ao Diário do Estado, o líder comunitário, David Moreira de 50 anos, explicou que a prefeitura estipulou um prazo de 5 meses para asfaltar todo o setor. Entretanto, ele diz que nunca cumpriram com o prometido, e agora, com a chegada do período chuvoso, algumas partes do setor se tornaram “atoleiros” devido ao barro.

“Será que a prefeitura vai deixar a população no barro? Em junho fez um ano que era para ter sido entregue a obra. O asfalto ficou só na placa. Gastaram um dinheirão com terraplanagem, mas não deram seguimento. A população vive um sofrimento danado. Era poeira agora é lama. Esses dias mesmo teve um casamento em uma paroquia do setor que foi prejudicado porque os carros atolaram tudo. Um verdadeiro lamaçal”, disse.

Lamaçal em frente a placa da prefeitura / Foto: Arquivo pessoal

Promessa

O líder comunitário cobra uma resposta definitiva da Prefeitura de Goiânia. Segundo ele, a gestão já prometeu retomar a obra três vezes somente este ano, antes mesmo da chegada das chuvas no estado.

“Secretaria de obras precisa tomar uma atitude para com a população. São mais de 30 anos de espera e sofrimento, quando não é a poeira é a lama. Deus me livre desse prefeito. Cadê a pavimentação asfáltica do Sítio Recreio do Ipê? Isso é um direito da população que paga impostos. O básico”, concluiu.

Placa indicando a obra no setor / Foto: Arquivo pessoal

Setores sem asfaltar

Mesmo sendo a maior cidade de Goiás, Goiânia ainda possui cerca de 18 setores sem pavimentação asfáltica, listados ainda em 2011 na gestão do ex-prefeito Iris Rezende. Na época, foram contabilizados 36 bairros como os únicos sem asfalto, porém, apenas 8 receberam o benefício entre 2018 e 2021.

Por outro lado, 14 bairros estão com o serviço de pavimentação em andamento. Assim, dez anos depois da listagem, a capital conta hoje com pelo menos 18 bairros regulares e sem a pavimentação asfáltica, um dos requisitos básicos para a vida nas cidades.

Os bairros sem asfalto são todos nas periferias da cidade, especialmente nas regiões Norte e Noroeste. Apenas um se encontra na Região Sudoeste, o Residencial Privê das Oliveiras, localizado na saída para Abadia de Goiás. Na mesmas regiões estão localizados os bairros asfaltados nos últimos três anos e aqueles que estão com obras em andamento.

Nota Prefeitura de Goiânia

“A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) informa que está reprogramando o contrato com a empresa responsável pela obra no Residencial Sítio Recreio do Ipê para que o trabalho retorne o mais breve possível.

Lembramos que a população pode sempre encaminhar suas reclamações e solicitações pelo aplicativo Prefeitura 24hrs.”

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos