Press "Enter" to skip to content

Os 10 queijos mais caros do mundo

Por Lígia Saba 

Usado para preparar pizzas, sanduíches, risotos e outros inúmeros pratos, o queijo é um ingrediente consumido e amado por países em todo o mundo, produzido a partir do leite. Apesar de tão popularizado você sabia que certos tipos de queijos podem custar fortunas? Preparamos uma lista com os 10 queijos mais caros e difíceis de encontrar. Vem conferir!

10. Queijo de Bufala 

O queijo Caciobufala di Casa Madaio é feita com leite de búfalo da criação de Piana del Sele, coalhada de vitelo e sal, tudo seguindo os ritmos naturais da maturação da coalhada.

9. Jersey Blue

Produzido a partir do leite de vacas da região Europeia de Jersey é conhecido popularmente como queijo de veia azul.

8. Époisses

Époisses, também conhecido como Époisses de Bourgogne, é um queijo legalmente demarcado feito na aldeia de Époisses e seus arredores, no departamento de Côte-d’Or, entre Dijon e Auxerre, no antigo ducado da Borgonha, França, a partir de processos e recursos agrícolas tradicionalmente encontrados nessa região.

7. Caciocavallo Podolico

Esse queijo italiano tem fama no mundo inteiro pelo sabor e pelo preço. Meio quilo pode chegar a custar 700 euros, o que o coloca na lista dos 10 queijos mais caros do planeta. Ele é produzido a partir do leite de vaca, mas uma raça raríssima de vaca, que só se encontra na Itália.

6. Bitto

Outro queijo italiano, o Bitto é produzido em pastos alpinos no Orobie Prealps entre junho e setembro, a partir do leite de vaca cru, e do leite de cabras da raça orobica (raça originária da região em risco de extinção).

5. Queijo Pule

Esse tipo de queijo é produzido apenas sob encomenda, já que o preço do quilo pode chegar a até 2 mil euros. Pule é um queijo feito com leite originado dos burros bálcãs, sendo que pouquíssimos burros dessa espécie são encontrados no mundo. Os que existem ficam em Zasavica, na Sérvia, e para produzir um quilo do Pule são necessários, em média, 25 litros de leite.

4.  White Stilton Gold

Uma descoberta do rei Midas: o queijo inglês Stilton Clawson conta com gotas de ouro comestíveis e licor de ponta dourada, em sua fabricação.

3. Beaufort D’ete

Esse queijo é produzido nos alpes franceses e conhecido no mundo todo por ter o derretimento perfeito. A harmonização ideal é feita com salmão e vinho por conta da textura e do aroma.

2. Gorau Glas

Com preço alto, mas não exorbitante, o Gorau Glas é um tipo de queijo importado de pequenas fazendas do País de Gales. Meio quilo custa em torno de 45 dólares. Pode ser harmonizado com vinho tinto de uvas como cabernet sauvignon e carménere. Tem sabor forte e especialmente marcante.

1. Frome Cheese Platter

No topo da lista dos queijos mais caros do mundo, apenas meio quilo do Frome Cheese Platter pode chegar a custar 3300 dólares. Originário da Inglaterra, além de caro, é também um dos queijos mais raros de todo o planeta. Para se ter ideia do luxo, esse tipo de queijo é harmonizado com trufas, caviar e folha de ouro comestível, além de ser servido em bandeja de prata.