Press "Enter" to skip to content

Padre decepa o próprio pênis após surto psicótico; entenda

Última atualização 05/01/2024 | 17:44

Um padre na República Tcheca foi encontrado desacordado em seu quarto após fiéis da paróquia terem percebido sua ausência em uma reunião que havia sido combinada anteriormente. Ao lado dele, estava o pênis decepado e uma faca em meio à uma poça de sangue. O religioso se mutilou após um surto psicótico provocado pela picada de um carrapato. O padre, que não teve sua identidade revelada.

 “Ele está inconsciente na enfermaria. Foram detectados danos ao sistema nervoso central que são de origem viral. Devido a estas circunstâncias, é impossível descobrir o que realmente aconteceu”, disse David Henzl, vigário geral da diocese de České Budějovice, sob a qual o sacerdote é subordinado.

Uma investigação inicial revelou que o padre havia sido picado por um carrapato. A picada causou uma infecção viral que pode ter levado a um surto psicótico, segundo o jornal tcheco Blesk.

Quadros de encefalite por carrapatos afetam o sistema nervoso central de seres humanos, ruminantes, aves, roedores, canídeos, felinos e até cavalos. Casos assim, podem induzir delírios e alucinações. A doença é transmitida principalmente pela picada de carrapatos infectados. Também pode ser transmitida pelo consumo de leite não-pasteurizado de animais doentes.

Em 2023, o Reino Unido confirmou o primeiro caso de encefalite transmitida por carrapatos. A existência de aracnídeos contaminados já era de conhecimento das autoridades britânicas, mas infecções nunca haviam sido confirmadas. 

A Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido (UKHSA) recomenda que as pessoas tomem cuidado com carrapatos, utilizando roupas compridas e medidas de proteção em áreas onde esses animais podem ser encontrados.