Papa Francisco marca presença na Jornada Mundial da Juventude, em Portugal

Papa Francisco marca presença na Jornada Mundial da Juventude em Portugal

O Papa Francisco pousou em Portugal nesta quarta-feira, 2, para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O principal encontro da Igreja Católica foi iniciado na última terça-feira, 1º, e tem duração de cinco dias. A expectativa é que 10 mil peregrinos brasileiros marquem presença no evento.

O principal líder da Igreja Católica pousou no aeroporto Figo Maduro, em Lisboa, e seguiu para uma cerimônia de boas-vindas organizada pelo presidente do país europeu Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio Presencial de Belém. No encontro, Papa foi recebido com honras militares e discursou para altas entidades do país, o corpo diplomático e a sociedade civil.

“Santo Padre, hoje, em Lisboa, Portugal acolhe-vos de braços abertos por cinco dias inesquecíveis”, afirmou o presidente Marcelo Rebelo de Sousa. A autoridade referiu ainda que o país acolhe o testemunho de Papa de “dignidade das pessoas, entre elas e na relação com a natureza, de esperança, de paz, de fraternidade, de procura das periferias, de luta contra fomes, misérias, opressões, abusos, xenofobias, intolerâncias, exclusões dos deserdados destes tempos”.

Encontro com vítimas de abuso sexual

Logo após a cerimônia, o pontífice foi conduzido até a Nunciatura Apostólica, embaixada do Vaticano em Portugal, para se encontrar com vítimas de abuso sexual cometidas por membros da igreja católica. No local, Papa recebeu 13 vítimas acompanhadas de responsáveis legais e discursou sobre os crimes cometidos, durante uma hora de conversa. O líder religioso recebeu também cartas de outras vítimas que não puderam comparecer à reunião.

O encontro precedeu um discurso onde o líder afirmou que a Igreja Católica precisa ser ‘’purificada’’, em razão das denúncias de vítimas abusadas por membros da instituição em solo português. No relatório, criado por uma comissão independente, revelaram que cerca de 96% dos abusos eram cometidos pelo sexo masculino, sendo 77% padres.

O apóstolo se reuniu ainda com estudantes e membros de uma organização católica nesta quinta-feira, 3. No final da tarde, ele comandará a primeira cerimônia oficial da JMJ, em um dos principais palcos do evento. A visita ao país deve durar até domingo, 6, com visitas e uma vigília para jovens doentes.

Jornada Mundial da Juventude

A Jornada Mundial da Juventude foi realizada pelo falecido Papa João Paulo II para jovens católicos na adolescência ou no início dos 20 anos, sendo realizada a cada dois ou três anos em uma cidade diferente.

Neste ano, a expectativa é que um milhão de peregrinos marquem presença nos atos festivos, culturais e espirituais.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos