Press "Enter" to skip to content

Papa Francisco marca presença na Jornada Mundial da Juventude, em Portugal

Última atualização 03/08/2023 | 11:00

O Papa Francisco pousou em Portugal nesta quarta-feira, 2, para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O principal encontro da Igreja Católica foi iniciado na última terça-feira, 1º, e tem duração de cinco dias. A expectativa é que 10 mil peregrinos brasileiros marquem presença no evento.

O principal líder da Igreja Católica pousou no aeroporto Figo Maduro, em Lisboa, e seguiu para uma cerimônia de boas-vindas organizada pelo presidente do país europeu Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio Presencial de Belém. No encontro, Papa foi recebido com honras militares e discursou para altas entidades do país, o corpo diplomático e a sociedade civil.

“Santo Padre, hoje, em Lisboa, Portugal acolhe-vos de braços abertos por cinco dias inesquecíveis”, afirmou o presidente Marcelo Rebelo de Sousa. A autoridade referiu ainda que o país acolhe o testemunho de Papa de “dignidade das pessoas, entre elas e na relação com a natureza, de esperança, de paz, de fraternidade, de procura das periferias, de luta contra fomes, misérias, opressões, abusos, xenofobias, intolerâncias, exclusões dos deserdados destes tempos”.

Encontro com vítimas de abuso sexual

Logo após a cerimônia, o pontífice foi conduzido até a Nunciatura Apostólica, embaixada do Vaticano em Portugal, para se encontrar com vítimas de abuso sexual cometidas por membros da igreja católica. No local, Papa recebeu 13 vítimas acompanhadas de responsáveis legais e discursou sobre os crimes cometidos, durante uma hora de conversa. O líder religioso recebeu também cartas de outras vítimas que não puderam comparecer à reunião.

O encontro precedeu um discurso onde o líder afirmou que a Igreja Católica precisa ser ‘’purificada’’, em razão das denúncias de vítimas abusadas por membros da instituição em solo português. No relatório, criado por uma comissão independente, revelaram que cerca de 96% dos abusos eram cometidos pelo sexo masculino, sendo 77% padres.

O apóstolo se reuniu ainda com estudantes e membros de uma organização católica nesta quinta-feira, 3. No final da tarde, ele comandará a primeira cerimônia oficial da JMJ, em um dos principais palcos do evento. A visita ao país deve durar até domingo, 6, com visitas e uma vigília para jovens doentes.

Jornada Mundial da Juventude

A Jornada Mundial da Juventude foi realizada pelo falecido Papa João Paulo II para jovens católicos na adolescência ou no início dos 20 anos, sendo realizada a cada dois ou três anos em uma cidade diferente.

Neste ano, a expectativa é que um milhão de peregrinos marquem presença nos atos festivos, culturais e espirituais.