“Pente fino” apura recusa em participar do censo; multa supera R$ 1,3 mil

censo

As pessoas que se recusarem a responder o censo 2022 podem ser multadas em R$ 1,3 mil. Uma operação “pente fino” está sendo realizada pelos funcionários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nos locais onde os moradores não foram encontradas e naqueles onde houve interesse para insistir novamente. Cerca de 4% dos domicílios em Goiás estão nessa situação.

 

Por lei, responder ao questionário é uma obrigação. A multa é uma punição para quem descumprir a determinação estabelecida em 1968.Nas residências com pessoas resistentes já foi entregue uma notificação. Os recenseadores retornarão aos endereços para tentar novo contato. A insegurança é uma das justificativas para não receber os funcionários do IBGE mesmo com os trabalhadores usando traje e crachá do Instituto. 

 

A participação continua sendo exigida mesmo com aplicação de multa. O coletor de dados determina um prazo para que as respostas sejam registradas. Se a pessoa concordar em participar, a multa é anulada antes de uma segunda notificação. 

 

O questionário tem as versões simplificada e amplificada abordando questões sobre os moradores, domicílios, registro civil, identificação étnico-racial, rendimento do responsável, educação e mortalidade. Além disso, abordam ainda informações relacionadas a  casamento, núcleo familiar, trabalho, fecundidade, religião ou culto, migração, deslocamento para estudo e para trabalho e pessoas com deficiência.

 

O professor do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Goiás (UFG),  Edson Roberto Vieira, explica que o Censo Demográfico apresenta um retrato detalhado do País considerado fundamental para um diagnóstico preciso da população recenseada, permitindo que sejam elaboradas políticas eficazes para melhorar as condições de vida dos cidadãos. 

 

“Escolas, hospitais, políticas de saneamento básico, entre outras, podem ter efeito mais efetivo a partir das informações levantadas pelo Censo Demográfico. As estatísticas apuradas pelo IBGE permitem que sejam definidas as ações decorrentes das políticas públicas, que representam um conjunto de ações tomadas no bojo do aparato legal existente visando atingir os objetivos definidos pelos agentes públicos municipais, estaduais e federais. Tais objetivos podem ser, por exemplo, distributivos, regulatórios, ligados a questões de saúde, educação etc.”, detalha.

 

Alerta

 

Algumas pessoas estão recebendo mensagens atribuídas ao IBGE via Whatsapp com uma série de perguntas que seriam do Censo. O Instituto alerta que se trata de um golpe e informa que o contato é presencial, mas pode ocorrer por telefone e online em casos específicos. Uma ligação é feita pra o morador somente quando ele não é encontrado e um formulário oficial do IBGE contendo um link e uma senha é entregue por um agente quando o cidadão optar pelo preenchimento pela internet. A Lei nº 5.534 assegura o sigilo das informações coletadas pelo recenseador. 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp