Press "Enter" to skip to content

Pep Guardiola deixará o Manchester City em 2025. Qual será o futuro do treinador?

Última atualização 22/06/2023 | 08:37

Pep Guardiola está decidido a deixar o Manchester City em dois anos, quando acaba seu contrato com o clube inglês. O técnico, que acabou de liderar o City à inédita conquista da Liga dos Campeões da Europa, além de ter faturado também a Copa da Inglaterra e a Premier League, decidiu que deixará o time em julho de 2025. Agora, a expectativa em torno do futuro do espanhol é grande. As probabilidades são várias, por isso aproveite e saiba mais sobre as opções de apostas e bônus.

Guardiola está no City desde julho de 2016. Demorou, mas, enfim, conquistou a Champions. Sua última renovação de contrato aconteceu em novembro do ano passado, quando muitas pessoas ao seu redor duvidavam que ele permaneceria no clube inglês por mais alguns anos. Ele renovou e venceu o título que a diretoria tanto sonhou.

Antes do City, Guardiola treinou o Barcelona e o Bayern de Munique e pensava-se que, depois de trabalhar na Inglaterra, ele gostaria de treinar um clube na Itália para alcançar a ambição de trabalhar – e certamente vencer –  nas quatro principais ligas nacionais da Europa. Mas entende-se que Guardiola mudou seu pensamento. Uma opção pode ser treinar uma seleção.

As sinalizações de que seu futuro segue indefinido começaram ainda na sala de entrevistas após a final da Champions League, quando o City derrotou a Inter de Milão por 1 a 0, em Istambul, na Turquia. “Não me pergunte sobre a próxima temporada”, disse o técnico de 52 anos.

De um certo modo, o triunfo na Liga dos Campeões pode ser visto como a linha de chegada natural para tudo o que Guardiola trabalhou desde que assinou com o City; e, também, uma resposta ao que ele deveria ter feito desde o momento em que foi contratado. Ainda que dirigentes negassem, o grande objetivo do clube sempre foi ganhar o torneio de clubes mais cobiçado do mundo, após significativos investimentos feitos.

A lista de títulos do City de Guardiola é de cinco Premier Leagues, uma Liga dos Campeões, duas FA Cups e quatro Copas da Liga. Se ele vencer a Supercopa da Europa e o Mundial de Clubes da Fifa, poderá igualar os títulos de Sir Alex Ferguson, lenda do Manchester United.

Após tantos títulos  nacionais e continentais em clubes, parece óbvio que Guardiola queira um desafio diferente dos que têm enfrentado. Treinar um clube italiano seria mudar de país, mas seguir em busca das mesmas conquistas – e a Champions seria, uma vez mais, o sonho de consumo do treinador.

Assim, jornais europeus especulam que Guardiola, enfim, vai assumir uma seleção em 2025. “Aos 52 anos e no auge, para onde mais ele iria?”, questionou o Jamie Jackson, em um artigo para o britânico The Guardian.

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) já demonstrou interesse em Guardiola, mas ouviu do treinador que não discutiria nenhuma proposta enquanto estivesse vinculado a um clube. Ainda assim, a entidade monitora os passos do espanhol.

Outra possibilidade levantada em jornais europeus é o de assumir a seleção da Espanha, atualmente comandada por Luis de la Fuente.

Ainda assim, a expectativa de Guardiola em treinar uma seleção deve ficar para o fim de 2026. É difícil imaginar que o treinador chegue a um time nacional com tão pouco tempo para a Copa do Mundo, já que seu contrato com o City se encerra em 2025.

Assim como fez quando deixou o Barcelona e tirou um ano sabático antes de comandar o Bayern de Munique, é provável que Guardiola tire alguns meses de descanso antes de definir o seu próximo passo, seja em uma seleção ou em um clube.