Pesquisa: 20% das mães adolescentes desconhecem métodos de prevenção da gravidez

Mulher revela que amiga está grávida após sexo a três com namorado

Segundo um estudo recente do projeto Adolescentes Mães, do Hospital Moinhos de Vento, no Rio Grande do Sul, 20% das adolescentes brasileiras que se tornam mães desconhecem métodos de prevenção da gravidez.

Durante o período de agosto de 2022 a maio de 2023, os pesquisadores entrevistaram 1.177 mães de todas as regiões do Brasil que foram atendidas em hospitais selecionados.

Foram estabelecidas duas categorias para as participantes: adolescentes de 10 a 19 anos, compreendendo 49,5%, e adultas de 20 a 29 anos, representando 50,4% das entrevistadas. No grupo mais jovem, 2,12% das participantes eram mães com idade entre 10 e 14 anos.

A média de idade da primeira relação sexual para mães adolescentes foi de 14 anos, resultando na primeira gestação aos 16. Já entre as mulheres que se tornaram mães na vida adulta, a média de idade da primeira relação sexual foi aos 16 anos, com a gravidez ocorrendo aos 22.

Aproximadamente 64% das adolescentes relataram engravidar sem intenção, sendo que 20,4% não tinham conhecimento de métodos para evitar a gestação. Em contraste, 58% das mulheres adultas entrevistadas afirmaram ter engravidado devido ao desejo de serem mães.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp